ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Videira – Assinada ordem de serviço para nova estação de tratamento de água da Visan


Na tarde desta sexta-feira (4), outro passo foi dado para garantir água de qualidade e em quantidade suficiente nas torneiras dos videirenses pelos próximos 30 anos. A assinatura da ordem de serviço, que autoriza a execução e elaboração de projeto executivo, fabricação, montagem e operação assistida da nova Estação de Tratamento de Água (ETA), consolida mais uma ação planejada do município.

Com um investimento de aproximadamente R$ 2,9 milhões, a nova unidade será automatizada, com um módulo em aço carbono e inox, que vai tratar 60 litros por segundo. A obra será executada em duas etapas, sendo que a primeira levará cerca de sete meses.

Ao final, com a implantação de mais dois módulos, teremos uma capacidade instalada de tratamento chegando a 180 litros por segundo e um novo sistema que possibilitará até 20% de redução das perdas no processo e uma economia de energia de mais de 10%. A empresa Gratt Indústria de Máquinas Ltda, que possui mais de 30 anos de atuação em saneamento e obras por todo o País, foi a vencedora do processo licitatório.

O objetivo é entrar o verão de 2021 com a nova estação em funcionamento, garantindo que esse bem essencial à vida não falte à população, mesmo em tempos de longa estiagem como o que vivemos neste ano. Sem chuvas e com o nível do Rio do Peixe muito baixo, Videira não registrou falta de água neste período, diferentemente de muitas cidades catarinenses que estão sofrendo com a estiagem e ineficiência de seus sistemas de abastecimento.

Com a entrega desta ordem de serviço, a Visan encera 2020 com mais de 11,2 milhões de recursos próprios investidos em captação, reservação e redes de água bruta e tratada no município de Videira.



Fonte: Rádio Videira/Assessoria de Imprensa