ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Treze Tílias – Acumulado de chuva já totaliza 50 milímetros desde segunda-feira


As previsões climáticas têm se confirmado neste início de semana, trazendo chuvas mais significativas para a região. Entre segunda-feira, e hoje (11), os medidores da Tropical FM já registraram um acumulado de 50 milímetros de chuva.

 Somente entre a madrugada e manhã de hoje, foram 30 milímetros de precipitação. Na segunda-feira, foram registrados 20 milímetros.

 Conforme o engenheiro agrônomo da Epagri de Treze Tílias, Camilo Pegoraro, a última chuva significativa havia sido registrada no dia 3 de outubro, com 21 milímetros. O acumulado daquela semana foi de 40 milímetros.

 Pegoraro destaca que essa chuva vem ainda em tempo, para recuperar algumas perdas, mesmo que parcialmente, já que em alguns locais os prejuízos devido à estiagem são irreversíveis.

 O volume registrado até o momento é importante especialmente para as pastagens, gramas e também para permitir o plantio ainda não feito, a germinação e a adubação das lavouras.

 Camilo pontua que alguns produtores até fizeram a adubação da cobertura do solo, mas acabaram perdendo o investimento, porque a falta de umidade prejudica a absorção do adubo.

 No entanto, alerta ele, esse volume ainda não é suficiente para influenciar de forma significativa os mananciais de água, que tem sofrido muito nos últimos meses com a falta de chuva.

 Mas a previsão é que as chuvas continuem nos próximos dias e até em volumes mais significativos. Para o próximo domingo (15), a previsão é de 40 milímetros.



Fonte: Rádio Tropical FM