ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sistema de Inteligência da CGE amplia controle dos pagamentos de recursos antecipados


A Controladoria-Geral do Estado disponibilizou painéis de Prestação de Contas do Sistema de Inteligência da CGE para a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) e a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE). O objetivo é ampliar o controle dos pagamentos de transferências voluntárias e das prestações de contas desses repasses.

Os dois órgãos são os pilotos de uma iniciativa para a implantação destes painéis em todos os órgãos e entidades do Estado e tem a parceria da Gerência de Recursos Antecipados (Geran/AGE/CGE). Esses dados ficam disponíveis para as secretariais para facilitar o controle.

“O Sistema de Inteligência da CGE permite obter acesso rápido das informações que estes órgãos e entidades necessitam para fazer um controle eficiente dos pagamentos de recursos antecipados e das prestações de contas, melhorando a qualidade das atividades”, explica Ivana Corrêa de Oliveira, coordenadora do BI-CGE. No ano passado, as transferências voluntárias feitas pelo Governo do Estado somaram quase R$ 1 bilhão, como por exemplo de convênios com prefeituras e entidades.

Para instruir os usuários da FCEE e SIE, a CGE realizou uma aula online com a participação dos responsáveis pela operacionalização das transferências voluntárias, gerência administrativo-financeiro e de assessoramento de Gabinete destes órgãos. No dia 24 de novembro será realizada uma nova reunião virtual com intuito de receber o feedback, para troca de informações e solução de dúvidas. Na sequência, os painéis serão disponibilizados a outros 10 órgãos. A estratégia é de implantação escalonada para que as equipes do BI-CGE e da Geran avaliem os impactos no uso da ferramenta.

A atividade de Prestação de Contas é coordenada pela auditora interna Alcione Teresa Costa com apoio de Natália Mazzorana e Edson Fernandes dos Santos Júnior e o acompanhamento do gerente César Fernando Cavalli. A equipe de Business Intelligence (BI) da Controladoria-Geral do Estado é coordenada por Ivana Corrêa de Oliveira, os painéis desta área são desenvolvidos pelo analista de BI Vitor Melo, com a consultoria do auditor interno Caio Jamundá.



Fonte: Secom