ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entressafra e estiagem causam redução na produção de leite em SC


Treze Tílias - De acordo com o presidente do Sindicato das Indústrias de Laticínios de Santa Catarina, (Sindileite/SC) e do Conseleite/SC, Valter Antônio Brandalise, a diminuição por conta destes dois fatores, já chega na casa dos 7%.

 Brandalise estima que como a previsão é de pouca chuva até o início de 2021, a produção de leite no campo deverá reduzir ainda mais.

 Com a redução do nível de produção, causada pela entressafra e estiagem, aumentou o nível entre demanda e oferta, o que tem está elevando os preços do leite, tanto para o produtor, como também para o consumidor final.

 Brandalise explica que a entressafra no Sul do país acontece entre meados de outubro até o início do mês de maio, período em que o nível de produção cai em torno de 5%. Neste ano, aliado a estiagem a queda na produção está mais acentuada, o que provoca um aumento de preços.

 Conforme Brandalise, esse cenário é ruim para a cadeia produtiva, já que todos, segundo ele, saem perdendo, mesmo que o produtor recebendo remuneração maior.

 Com menos pasto no campo para os animais por causa da estiagem, o custo de produção tem aumentado consideravelmente, diminuindo a margem de ganhos do bovinocultor de leite.



Fonte: Rádio Tropical FM