ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Casan inicia racionamento na distribuição de água em Treze Tílias


A Companhia Catarinense de Água e Saneamento (Casan), inicia nesse domingo a interrupção do abastecimento de água durante algumas horas do dia.

Conforme o gerente da agência de Treze Tílias, Ronaldo Dalmolin, as manobras no registro da cidade acontecem devido ao prolongamento da estiagem. Em um promeiro momento, todo o sistema de abastecimento será desligado a partir das 20h do domingo (22) com retorno do abastecimento na segunda-feira (23), a partir das 8h da manhã, de forma gradativa.

Ronaldo explica que essas medidas são necessárias devido à captação superficial estar seca. Já os níveis dos poços artesianos estão muito baixos, com apenas 40% da capacidade.

Alguns locais vão ficar com água devido a ter reservatórios que abastecem, no entanto, caso o consumo não seja reduzido, há o risco de que também esses reservatórios fiquem esgotados.

A Casan vai acompanhar o desligamento do sistema por 12 horas para definir as medidas a serem adotadas. A situação é ainda mais preocupante porque há previsão de chuvas significativas somente em fevereiro. Para que não falte água em dezembro e janeiro a Casan está adotando essas medidas de prevenção.

Ronaldo ressalta a importância de que todas as residências tenham sua caixa de água para suprir as necessidades no intervalo não haverá água disponível na rede. Por fim, ele reitera que a água deve ser utilizada de forma racional e somente para serviços essenciais.



Fonte: Rádio Tropical FM