ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cartório Eleitoral de Tangará reforça orientações para o dia das Eleições na região


A chefe do cartório eleitoral de Tangará, Ana Carolina da Silva Backer, explica que nesse ano, o horário de votação foi ampliado em uma hora por conta da pandemia da Covid 19. Ele será das 7h às 17h.

 No entanto, das 7h às 10h o horário é preferencial para idosos. Ou seja, pessoas de outras faixas etárias, terão que aguardar na fila até que todos os idosos que chegaram ao local possam votar.

 Sobre as recomendações sanitárias, Ana reforça que o uso de máscaras é obrigatório, e cada eleitor deve levar a sua própria caneta para assinar o caderno de votação.

 Também é obrigatório apresentar um documento de identificação com foto, que deve apenas ser mostrado ao mesário, a uma distância segura, sem colocar sobre a mesa. Depois disso, o eleitor higieniza as mãos, assina o caderno de votação, vai até a cabine com a urna eletrônica, e após votar, higieniza as mãos novamente.

 Eleitores que estiverem com sintomas de Covid-19 ou contraíram o vírus no período de 14 dias antes da eleição não devem votar. A justificativa pode ser feita pelo site do TSE, mediante anexo de documento comprobatório (atestado médico ou resultado do teste).

 Outra recomendação do cartório eleitoral, é que o eleitor faça o download do aplicativo e-título, onde estão disponíveis todos os dados sobre o local de votação. E também pode ser utilizado como documento oficial.

 O e-título também pode ser utilizado para fazer a justificativa para os eleitores que não estão em seu domicílio eleitoral, já que o aplicativo utiliza o georreferenciamento para validar os dados. Não haverá urna disponível para fazer a justificativa nos locais de votação.

 O sistema biométrico não será utilizado nessas eleições, por conta da impossibilidade de higienizar os dispositivos de reconhecimento biométrico. Por conta disso, excepcionalmente os eleitores que não fizeram o recadastramento poderão votar, desde que não tenham outras irregularidades.

 Ana Carolina destaca ainda sobre os cuidados referentes à conduta nos locais de votação. Fiscais devem acompanhar exclusivamente o trabalho na seção eleitoral e não ficar em frente ao local de votação recebendo ou conversando com eleitores.

 Por fim, após o resultado das urnas, continua proibida a aglomeração de pessoas para comemoração, conforme determina a vigilância sanitária, devido à pandemia de Covid 19.

 O Juiz Eleitoral Flávio Luiz Dell Antônio esteve no município de Treze Tílias nesta quinta-feira, para visitar os locais de votação e conversar com as autoridades orientando sobre o pleito eleitoral.

Dell Antônio destacou que está tudo pronto para as eleições de domingo e que espera que o pleito ocorra de forma tranquila.
 

Confira os locais de votação nos demais municípios

O município de Água Doce, tem o maior número de locais de votação. As 18 seções eleitorais estão distribuídas em 8 locais. Ao todo, são 5.367 eleitores aptos a votar.

 No interior, as seções eleitorais estão localizadas no pavilhão comunitário de Herciliópolis, o Centro Educacional Municipal Marcelino Ivo Dalla Costa, na comunidade de Três Pinheiros, no Pavilhão Comunitário da Linha União Santo Antônio, Salão Paroquial da Linha Olinda, na sociedade recreativa esportiva e literária Ipiranga, da Linha Zona Nova, e no salão Paroquial da Linha Paiol de Telhas.

 No perímetro urbano serão dois locais de votação, a Escola Frei Silvano e Salão Paroquial da Igreja Matriz Nossa Senhora da Paz. A Escola Ruth Lebarbechon não terá seções eleitorais por conta dos danos provocados pelo tornado em agosto. Todas as sessões foram transferidas para escola Frei Silvano.

 O município de Salto Veloso terá três locais de votação. Na cidade as Escolas Cecília Vivan e o Centro Municipal de Educação Vereador Avelino Biscaro. Também haverá um local de votação no interior, na Linha Consulta. Salto Veloso tem 3.475.

 O município de Macieira tem dois locais de votação. Um na Escola Básica Albina Mosconi, na cidade, e outro na Escola Municipal Professora Cândida Bertotto Zucatti. São 9 seções eleitorais, onde votam 1.771 eleitores.

 Arroio Trinta terá dois locais de votação e 11 seções eleitorais. Um na Linha São Valentin, tendo como local a Escola Isolada da comunidade. Na cidade, o local de votação será a Escola de Educação Básica Governador Bornhausen. O município tem 3.209 eleitores aptos a votar.

 Já o município de Iomerê, serão dois locais de votação. Um na escola municipal da Comunidade de Bom Sucesso e outro na Escola de Educação Básica Frei Evaristo, na cidade. Ao todo, o município tem 9 seções, onde votam 2.794 eleitores.



Fonte: Rádio Tropical FM