ÚLTIMAS NOTÍCIAS

WhatsApp de moradores de Água Doce são roubados e criminosos pedem dinheiro em nome das vítimas

Se perceber que seu aplicativo tenha sido desconectado automaticamente, comunique a Polícia


Você já recebeu uma mensagem suspeita de WhatsApp de um amigo pedindo dinheiro, mas falando de um jeito diferente do que costuma, talvez com mais erros de digitação ou sendo mais (in)formal que o normal? Já te ligaram ou enviaram uma mensagem pedindo um código de confirmação para verificar um anúncio ativo ou facilitar a sua divulgação? Se essas situações ainda não aconteceram com você, provavelmente, conhece alguém que já passou por esse golpe do WhatsApp.

Em Água Doce, desde o ano passado, usuários do WhatsApp relatam que tiveram suas contas do aplicativo roubadas e em alguns casos somente após 30 dias tiveram os números recuperados junto às operadoras. Na semana passada e nesta semana, outros casos foram registrados no município. As contas de WhatsApp foram clonadas e os criminosos pediram dinheiro para os contatos das vítimas como se fossem elas. Um dos criminosos utilizando o WhatsApp clonado chegou a pedir R$ 3,5 mil para os amigos da vítima que foi avisada por um deles e registrou boletim de ocorrência.


Após conseguir o seu número de telefone em sites de anúncio ou em bancos de dados de vazamento, os golpistas entram em contato com você pedindo a confirmação, por WhatsApps ou por telefonema, de um número de verificação que será enviado via SMS. Contudo, o que muitos não percebem, é que esse é o código de autenticação do próprio aplicativo, e acabam passando para os criminosos.

Com essa chave de acesso, golpistas conectam sua conta a um novo celular e te desconectam do seu WhatsApp. A partir daí,  conseguem utilizar o aplicativo como se fosse você - e normalmente fazem isso para pedir dinheiro a sua lista de contatos em seu nome, mas passando as informações bancárias deles.

Em caso de ter sua conta de WhatsApp invadida, comunique imediatamente a Polícia, amigos e familiares. Sempre que alguém lhe pedir dinheiro, mesmo que seja pela conta de WhatsApp de um amigo ou familiar, desconfie. Tente contactar a pessoa de outra forma para verificar a veracidade do pedido.

Desconfie destas mensagens de texto e nunca responda!
Fonte: Minha Água Doce