ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Profissionais da ala Covid-19 do HUST participam de capacitação promovida pelo Hospital HCOR de São Paulo

Atividade proporconou a troca de conhecimento e experiências entre os profissionais que estão na linha de frente no tratamento da Covid-19.


Durante a tarde desta quarta-feira, 7, profissionais do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), que atuam na ala Covid-19, participaram no Ambulatório Médico Universitário (AMU), da capacitação Implementação de Boas Práticas no manejo de pacientes com infecção do Covid-19. A atividade é resultado de uma parceria entre a Secretaria do Estado da Saúde de Santa Catarina e o Hospital do Coração HCOR, de São Paulo no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Conforme explica a especialista de projetos PROADI-SUS e enfermeira do HCOR, Ana Tucunduva Cardoso, o município de São Paulo foi o primeiro munícipio a receber e tratar os pacientes com Covid-19 no Brasil, frente a isso, considerando que o HCOR é um hospital filantrópico, PROAD-SUS, e tem como premissa a responsabilidade social, o Ministério da Saúde solicitou à instituição que fosse feito uma capacitação aos profissionais de saúde em todo o território nacional, voltado ao manejo do suporte ventilatório do paciente covid-19. Em abril iniciou-se as equipes nas capitais norte, nordeste e centro oeste, com foco em unidades de pronto atendimento, estendendo-se às demais instituições de saúde dos estados.

— Hoje estamos com equipes em Minas Gerais e Santa Catarina. É sempre um enfermeiro que conta um pouco sobre a infraestrutura, como definir fluxos, cuidados dos profissionais de saúde frente ao Coronavírus e o fisioterapeuta que aborda o manejo ventilatório do paciente positivado com síndrome respiratória associada a infecção — explicou a enfermeira.

Para a gerente de enfermagem do HUST, Simone Rodrigues, a capacitação é de grande importância pois possibilita a troca de conhecimento e experiências entre os profissionais que estão diretamente em contato com esses pacientes acometidos pelo vírus.

— O HUST disponibiliza atualmente, para o tratamento da Covid-19, quinze leitos de enfermaria e dez leitos de UTI, então, essa reciclagem, essa capacitação, por essa parceria com a HCOR é de grande proveito, visto que é um assunto de extrema relevância para o tratamento desses pacientes acometidos pela Covid-19 — destaca a gerente de enfermagem.

Após a palestra no AMU os participantes se dirigiram ao HUST, onde tiveram uma demonstração prática com o fisioterapeuta João Marcos Perlira, e puderam tirar suas dúvidas sobre o manejo do suporte ventilatório de pacientes com o vírus Coronavírus.

O Bombeiro da Brigada Militar, Sargento Alexandre Paoli, esteve acompanhando os palestrantes, representando a Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina. O gerente de qualidade do HUST, Caetano Raphael Cardoso, em nome do Diretor do hospital, professor Alciomar Marin, agradeceu aos profissionais pela capacitação, pela dedicação e empenho em partilhar suas experiências e aprendizado.


Acesse as notícias do Tílias News no WhatsApp.

Fonte: Adriano França/Ascom Unoesc - HUST