ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Município do RS está sem candidatos a vereador após denúncia de fraude

Decisão da Justiça Eleitoral cabe recurso


Inhacorá, um município da região Noroeste do Rio Grande do Sul, está sem candidatos aptos a disputa de vagas de vereador devido a uma decisão da Justiça Eleitoral. De acordo com informações do Correio do Povo, uma denúncia anônima apontou evidências de que havia uma coligação entre os partidos políticos, o que está proibido de ser feito com o objetivo de conquistar vagas no legislativo. 

A decisão foi tomada na quinta-feira (8), com base em um parecer do Ministério Público Eleitoral, e cabe recurso. No momento, as pessoas que disputavam as eleições deste ano para o cargo de vereador no município estão com as candidaturas vetadas.

O município de Inhacorá tem população estimada de 2.215 habitantes, conforme informou o IBGE.  De acordo com o site do DivulgaCan, do Tribunal Superior Eleitoral, nove candidatos encaminharam o registro. Eles são dos partidos Dem (1); PP (3); PSB (1); PSD (1); e PTB (3). 

A denúncia recebida pelo Ministério Público Eleitoral aponta que os nove candidatos ocupam vagas no legislativo neste momento e a candidatura deles foi decidida através de um acordo realizado entre os partidos. Através da análise das atas das convenções partidárias, o MP constatou a veracidade da informação de que apenas os atuais vereadores concorriam às eleições.

 A denúncia aponta, ainda, que todas as convenções aconteceram no mesmo dia – uma quinta-feira – em horário comercial, de forma presencial, na Câmara de Vereadores do município. Para apurar uma eventual prática criminosa, a Polícia Federal foi requisitada para instaurar um inquérito policial.

Fonte: Correio do Povo