ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo anuncia exoneração do porta-voz da Presidência da República

  

O governo federal exonerou o porta-voz da Presidência da República, general Otávio Santana do Rêgo Barros. A decisão foi publicada na edição da madrugada desta terça para quarta-feira (7) do DOU (Diário Oficial da União) e assinada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Walter Souza Braga Netto.

Em agosto, após anunciar que o cargo será “desativado” por causa da criação do Ministério das Comunicações, o Palácio do Planalto passou a estudar a realocação de Otávio Rêgo Barros dentro do governo federal. Mas o DOU desta quarta não traz essa decisão.

Rêgo Barros é general da reserva do Exército e foi escolhido como porta-voz do governo, em janeiro do ano passado, pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Ele vinha perdendo espaço no governo desde antes da pandemia. O general estreou no cargo fazendo briefings diários no Palácio do Planalto, com direito a perguntas de jornalistas. Depois, passou a apenas ler notas no salão leste do Planalto. Nos últimos meses, até mesmo essa leitura deixou de ocorrer.

Rêgo Barros é general da ativa e tem experiência no trato com jornalistas. Antes de se tornar o porta-voz do governo, o militar chefiou o Centro de Comunicação Social do Exército. No currículo, também há a participação na missão de paz das Nações Unidas no Haiti.