ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Curso de Fisioterapia trata pacientes em recuperação da Covid


O curso de Fisioterapia da Unoesc Joaçaba oferece à população regional, a avaliação e tratamento de Reabilitação Cardiorrespiratória aos pacientes em recuperação, que foram positivados para a Covid-19.  Esse serviço é oferecido por meio do estágio em Reabilitação Cardiorrespiratória Ambulatorial, na Clínica Escola de Pesquisa e Atendimento em Fisioterapia (CEPAF), localizada no segundo andar do Ambulatório Universitário (AMU). Atualmente são seis pacientes em atendimento além dos que já obtiveram alta. Esta prestação de serviço é gratuita e passou a fazer parte dos atendimentos que o curso de Fisioterapia presta à comunidade há cerca de 20 anos.

De acordo com professor do curso de Fisioterapia, João Proner, mesmo com a busca por uma vacina eficaz por parte dos pesquisadores e grandes laboratórios, alguns grupos de pesquisa têm dedicado suas atenções as resultantes da COVID-19 aos pacientes curados e neste cenário os estudos mais contundentes têm apresentado alta prevalência de comorbidades cardíacas e respiratórias, dentre elas a Insuficiência Cardíaca (IC) e a fibrose pulmonar. Ao mesmo tempo, estes mesmos estudos apontam para a necessidade de acompanhamento profissional destes pacientes em programas de Reabilitação Cardiorrespiratória, visando prevenir e minimizar os danos instalados.

Para ter acesso a este programa de Reabilitação Cardiorrespiratória basta o paciente entrar em contato com a secretaria CEPAF e agendar sua triagem ao serviço. A CEPAF conta ainda com serviços de atendimentos em fisioterapia vinculado aos estágios nas áreas de neurologia, uroginecologia, traumato-ortopedia e fisioterapia esportiva.

O estado de pandemia mudou completamente o modo de vida das pessoas, principalmente no que diz respeito aos aspectos de saúde e cuidados com a prevenção à COVID-19. A falta de compreensão absoluta sobre os aspectos e comportamentos populacionais levaram governos a adotar medidas de controle da circulação de pessoas e cuidados com a higiene, tendo como principais pilares o isolamento social e o uso de máscaras.

— O curso de Fisioterapia, atento às necessidades da população busca por meio de seus serviços, garantir saúde e qualidade de vida — destaca o professor.


Acesse as notícias do Tílias News no WhatsApp.

Fonte: Adriano França/Assessoria de Comunicação