ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Curso de Design da Unoesc vai desenvolver trabalho com artesãos de Salto Veloso


O projeto “Design e artesanato: a valorização da identidade cultural por meio dos produtos artesanais de Salto Veloso Santa Catarina” foi iniciado ontem, segunda-feira (19).

 Conforme a professora e pesquisadora do curso de Design, da Unoesc, Campus de Videira, Michele Haswany, esse trabalho já vinha sendo planejado há algum tempo, envolvendo o curso de Design e o artesanato produzido em Salto Veloso, e pôde ser iniciado nesta segunda-feira (19).

 O projeto conta com uma etapa de pesquisa e levantamento a partir do mapeamento cultural, análise do patrimônio cultural material e imaterial, identificando as riquezas do município e como isso pode ser transferido para os produtos artesanais.

 Michelle complementa que também são previstas capacitações com os artesãos, para o desenvolvimento de produtos com identidade cultural local.

 O trabalho será feito por uma aluna do curso de Design, que recebe bolsa do artigo 170 e que será orientada pela professora. A previsão de duração é de 9 meses, com resultados a serem apresentados em julho do ano que vem.

 A professora destaca que essa aproximação entre a universidade e a comunidade por meio da pesquisa é muito importante como uma forma de valorização dos artesãos e de suas obras.

 Isso representa também, melhor geração de renda, a partir de produtos diferenciados e que evidenciam a história e os valores locais.

Fonte: Rádio Tropical FM