ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Treze Tílias – Projeto finalista do Prêmio Ação Destaque tem foco na afetividade educacional


O projeto do Pré Escolar Afonso Edmundo Dresch, classificado para a final do Prêmio Ação Destaque da Editora Opet, é intitulado “Entre clicks, vídeos e links, o longe se tornou perto e no ensinar e aprender escola e família deram certo”.

Ele foi desenvolvido pelas professoras do Pré 2, Ederli Mélo, Gicelda Inês Rigo Froehlich, Andressa Sangaletti e Daiane Leite.

Elas explicam que o projeto é um resumo das atividades que estão sendo desenvolvidas desde o início da pandemia, e que tem por objetivo manter a conexão afetiva entre a família, a escola, os alunos e os professores.

As ações, tem como base o livro didático da Editora Opet, por meio do Sistema Educacional Família e Escola (Sefe), que são encaminhados para os alunos. Segundo as professoras, há uma preocupação em sempre preparar atividades que sejam acessíveis aos pais, a fim de que tenham condições de auxiliar as crianças.

Somadas todas as turmas que participaram das atividades são 125 alunos, dois deles com necessidades especiais e que continuaram a receber atividades diferenciadas.

A ação começou com a criação grupos de WhatsApp e plataforma digital no site trezetilias.sc.gov.br disponibilizando aulas, vídeos, histórias e orientações. 19 recebem orientações das aulas impressas e o livro em casa, por terem dificuldade de acesso à internet. As demais retiraram o livro na escola.

Entre as ações desenvolvidas estão a caixa de tesouro e livro da família, encontros online, jogos e brincadeiras explorando a ludicidades das crianças, experiências e construções, contação de histórias, desafios e atividades de desenho.

Também foram enviados mimos que emocionam para as crianças, reforçando a importância de manter a relação de afetividade com os professores.

Além de um vídeo e cartões em datas como dia dos pais e das mães, também foram enviadas guloseimas, medalhas, certificado de reconhecimento da família e um quebra-cabeça em formato de coração com a frase “Para preservar minha vida, ficarem em casa estudando e aprendendo com amor”.

Por meio de sorteio, a professora Lili foi indicada para representar o projeto desenvolvido de forma conjunta. Ela agora irá gravar um vídeo de até 3 minutos para ser apresentado a banca julgadora.

O resultado do Prêmio será divulgado no último dia do Seminário Nacional de Gestores Municipais, que acontece de forma online de 20 a 22 de outubro.

Lili, Gicelda, Andressa e Daiane, agradeceram o apoio da equipe diretiva e pedagógica da escola, secretaria de educação, administração municipal de Treze Tílias, além dos pais e alunos que colaboraram muito para o sucesso das atividades.

Compartilhe esta matéria!

Acesse as notícias do Tílias News no WhatsApp.

Acesse as notícias do Tílias News no Telegram.

Fonte: G1