ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Treze Tílias – Agricultores atingidos por tornado podem procurar Epagri para viabilizar subsídio do Governo do Estado


Conforme o gerente regional da Epagri, Maikol Ouriques a Epagri já está operacionalizando os programas de subsídio para que os agricultores possam reconstruir suas casas e também as atividades produtivas.

São três diferentes programas que podem ser acessados pelos agricultores.

Parte dos recursos do Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR), foi destinado para o programa Reconstrói, específico para reforma e reconstrução de residências.

O valor é de até R$10 mil para cada produtor. O valor poderá ser pago em cinco anos, com dois anos de carência, e o produtor que fizer o pagamento das parcelas em dia terá desconto de 50%.

O programa Recuperar Residencial é limitado a 26 cotas para Ibicaré, 4 para Treze Tílias e 22 para Água Doce. Para distribuição das cotas, o governo levou em consideração o IDH de cada município e número de residências atingidas.

Para acessar o programa, o agricultor precisa fazer uma declaração de perdas que precisa ser encaminhada para o Conselho da Defesa Civil até 30 de setembro. A avaliação tem por objetivo avaliar as famílias que tem mais necessidade.

Os proprietários que já fizeram a reforma ou reconstrução podem utilizar as notas do dia 15 de agosto a 11 de setembro para comprovação.

Maikol Ouriques reitera que para esse programa é importante que o produtor rural procure o escritório o quanto antes pois o prazo encerra no dia 30.

Outro programa que pode ser acessado é o Recupera SC, criado logo após o ciclone bomba registrado no dia 30 de junho. Por meio dele, o Governo do Estado paga o juro de 4% das linhas de crédito, o que representa juro zero para produtores que se enquadram no Pronaf.

Aqueles que se enquadram no Pronamp, podem acessar linha de crédito e ter o desconto de 4% sobre o juro a ser pago.

Por meio desse programa, cada agricultor pode acessar até R$40 mil. Não há limite de cotas por município.

Por fim, o terceiro programa que pode ser acessado pelo Governo é o Menos Juros, exclusivo para os agricultores que se encaixam no Pronaf e há possibilidade de utilizar como um complemento ao Recupera. Nesse caso, o governo subsidia juros de 2,5%.

Os detalhes sobre cada programa e esclarecimento de dúvidas podem ser obtidos nos escritórios locais da Epagri de cada município.


Acesse as notícias do Tílias News no WhatsApp.

Acesse as notícias do Tílias News no Telegram.

Fonte: Rádio Tropical FM