ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SC recebe o Prêmio Excelência em Competitividade na categoria Destaque Internacional

Premiação ocorreu durante a cerimônia on-line de lançamento da 9° edição do Ranking de Competitividade dos Estados 2020


Santa Catarina recebeu o Prêmio Excelência em Competitividade, na categoria Destaque Internacional, diante da forte presença no mercado externo, nesta quinta-feira, dia 17. A premiação ocorreu durante a cerimônia on-line de lançamento da 9° edição do Ranking de Competitividade dos Estados 2020.

A conquista do prêmio significa que o estado catarinense conta com o maior número de indicadores internacionais acima da média dos países da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), demonstrando ser o mais competitivo no cenário.

“Parabéns, Santa Catarina. Parabéns aos amigos e amigas deste estado. Um abraço fraterno ao governador Moisés. Costumo brincar que este é um dos prêmios mais difíceis, porque estar acima da média dos países da OCDE não é uma tarefa fácil, não”, evidencia Jair Ricker, um dos apresentadores do resultado do Prêmio Excelência em Competitividade.

Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rogério Siqueira, os resultados mostram a eficiência da máquina pública.

“É um reconhecimento importante ao Estado que, mesmo neste momento desafiador e histórico, em meio a uma pandemia mundial, apresenta números e índices que consagram este bom trabalho. Mostra que mesmo diante de adversidades conseguimos concretizar o propósito, de fazer políticas de estado perenes. Seguimos com nossa missão, de fortalecer esta união com o setor produtivo e, juntos, construir esta espiral de prosperidade, esperança e confiança”, destaca o secretário.

Segundo estado mais competitivo do Brasil

No mesmo evento on-line, Santa Catarina foi reconhecida como o segundo estado com a melhor avaliação no Ranking de Competitividade. Pelo quarto ano consecutivo, SC ocupa a segunda posição, atrás apenas de São Paulo. Neste ano, o estado conquistou 79,5, bem acima da média nacional (47,5), na nota geral que engloba dez pilares, como por exemplo, educação, segurança pública, inovação e eficiência.

O Prêmio

O Prêmio Excelência em Competitividade foi criado como forma de reconhecer também os estados com políticas públicas de destaque. O objetivo é valorizar exemplos e boas práticas que devem ser replicadas e incentivar uma competição saudável entre os estados brasileiros.

Sobre o Ranking de Competitividade

Desenvolvido pelo CLP, Liderança Pública, o Ranking é uma ferramenta de avaliação da gestão pública no Brasil e tem como missão prover diagnósticos de áreas essenciais da administração pública. Para isso, analisa 73 indicadores distribuídos por dez áreas-chave: sustentabilidade ambiental, capital humano, educação, eficiência da máquina pública, infraestrutura, inovação, potencial de mercado, solidez fiscal, segurança pública e sustentabilidade social.


Acesse as notícias do Tílias News no WhatsApp.

Acesse as notícias do Tílias News no Telegram.

Fonte: Oeste Mais