ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SC aponta crescimento de 4,4% do eleitorado para as eleições de 2020


Através do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é possível verificar a situação do eleitorado para as eleições de 2020, marcadas para o dia 15 de novembro. No Brasil temos o total de 147.918.483 eleitores aptos a votar divididos nos 5.569 municípios. O estado de Santa Catarina detém 5.205.931 eleitores nos 295 municípios. Em comparação com o pleito municipal anterior, houve um crescimento de 4,4%. Eram 4.985.048 eleitores em 2016.

Os dados disponibilizados pelo TSE apresentam algumas curiosidades. Uma delas é que existem 1.158 idosos em Santa Catarina com mais de 100 anos, e que estão com as obrigações eleitorais em dia e poderão ir às urnas.

Eleições 2020 e a COVID-19

Desde que a pandemia se instalou no mundo as atividades que exigem aglomeração foram suspensas e, visto que 2020 é ano eleitoral, surgiram muitas dúvidas sobre a realização do pleito municipal. Cogitou-se ate mesmo a possibilidade de uma extensão do mandado atual ate 2022, não passou de especulação.

A votação que aconteceria em 4 de outubro acontecerá no dia 15 de novembro. Para esta eleição foram estabelecidas normas de proteção para garantir a segurança de eleitores e mesários. Para tanto, neste ano foi excluída a identificação biométrica, reduzindo os riscos de contaminação e a possibilidade de aglomerações de pessoas. Cada mesário terá à sua disposição equipamentos para proteção individual (EPIs): máscaras cirúrgicas descartáveis; proteções do tipo face shield; álcool em gel para as mãos; e desinfetante para o ambiente. A Seção Eleitoral será demarcada para garantir o distanciamento social dentro e fora da mesma. Também será realizada mudança no fluxo de votação para diminuir o contato entre eleitores e mesários.


Acesse as notícias do Tílias News no WhatsApp.

Acesse as notícias do Tílias News no Telegram.