ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quem ocupará o gabinete da Prefeitura de Água Doce em 2021? Partidos têm até dia 16 para escolher


Quem ocupará a cadeira do Executivo na Prefeitura Municipal de Água Doce a partir de 01 de janeiro de 2021? Muitos nomes são cogitados como pré-candidatos, mas até agora nenhum deles foi confirmado por seus respectivos partidos. 

Pelo MDB (PMDB) o nome que ganha força é do ex-vereador Helioberto Marcel Ramos (Fino). Já pelo Progressistas (PP), o atual prefeito Antônio José Bissani é cotado para à reeleição. Enquanto isso, pelo PL, a afiliada do senador Jorginho Mello e presidente municipal da legenda, aparece como favorita. A ex-prefeita Nelci Fátima Bortolini perdeu para o atual prefeito nas últimas eleições por apenas 23 votos. Um quarto nome para o pleito é do vereador Oelinton Hartcopf, pelo PSDB.

As convenções partidárias para as eleições municipais de novembro já podem ser realizadas desde esta segunda-feira (31). O prazo para definir os candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador vai até o dia 16 de setembro, respeitando o novo calendário eleitoral prorrogado pela Emenda Constitucional 107/2020, em decorrência da pandemia de Covid-19.

As convenções são reuniões realizadas por partidos políticos, em que filiados e filiadas, com direito a voto, na forma do estatuto, escolhem os candidatos e candidatas que disputarão o pleito. Também é neste momento que o partido decide se vai participar da eleição majoritária (prefeitos e vice-prefeitos), proporcional (vereadores), ou ambas; sorteia os números com os quais os candidatos irão concorrer; entre outras decisões. Portanto, a convenção é uma das etapas mais relevantes do processo eleitoral.

Água Doce vai às urnas no dia 15 de novembro - Feriado da Proclamação da República.



Fonte: Minha Água Doce