ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Iomerenses realizam estudo em parceia com curso de Arquitetura e Urbanismo da Unoesc Videira


A iniciativa surgiu por meio de uma parceria entre a Família Bellunese, de Iomerê, com a professora Inara Pagnussat, que atua no curso de Arquitetura e Urbanismo da Unoesc, campus de Videira.

Conforme o presidente da Família Bellunese em Iomerê, Yuri Piccoli Hentz, o trabalho tem o objetivo identificar e preservar o patrimônio cultural do município, além de potencializar a atividade turística no município.

Inara Pagnussat Camara, que é doutoranda em planejamento urbano na Universidade de Lisboa, em Portugal, explica que são três projetos de extensão realizados em Iomerê.

O primeiro é um inventário sobre as casas mais antigas do município e que contém as características de formação da cidade, imigração e colonizadores.

O segundo projeto trabalha com o conceito de ruas completas, onde o foco não é apenas a circulação de veículos, mas sim a essência da sua criação que é a circulação e o encontro das pessoas.

Devem ser trabalhadas as calçadas, ciclovias, redução da área de estacionamento, entre outras possibilidades.

Esse trabalho, pontua Inara, está sendo realizado na rua principal da cidade, onde os alunos realizaram as medições na última semana para iniciar o levantamento para elaboração do estudo e do projeto.

Projeto similar foi realizado no ano passado, em Videira, na rua dos Correios. Também nesse trabalho deve ser apresentado o projeto de um Parque Temático ou Praça que conte a história do imigrante.

Por fim, o terceiro projeto conta com a participação de cerca de 80 alunos que tem o objetivo de desenvolver uma proposta turística para o município de Iomerê, a partir do patrimônio cultural existente no município e potenciais atividades que possam ser exploradas.

Inara destaca que o objetivo é criar uma rota turística, a exemplo do que já existe em vários locais e que proporcionam uma experiência única para os visitantes, como a rota das salamarias e das pedras no Rio Grande do Sul.

Yuri Hentz finaliza destacando a importância do estudo no sentido de que é preciso conhecer bem a realidade e as potencialidades do município para que então possa ser trabalhada a preservação cultural e desenvolvimento local.




Acesse as notícias do Tílias News no WhatsApp.

Acesse as notícias do Tílias News no Telegram.

Fonte: Rádio Tropical FM