ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dicas práticas para fazer turismo apesar da pandemia

Ideias para que você e sua família possam descansar minimizando as chances de contágio pelo coronavírus



No “novo normal” imposto pelo coronavírus, os passeios e as viagens ganham uma orientação diferente. Viajar é um dos aspectos afetados pelo perigo de contágio.

O que podemos fazer para desfrutar de momentos de lazer e descanso sem nos expor ao contágio? Como minimizar riscos e preocupações? Para onde ir e em que condições?

Aqui estão algumas dicas práticas para você avaliar com a sua família.

1 - ANALISE AS OPÇÕES REAIS PARA SEU PASSEIO OU VIAGEM

Isso significa que vamos analisar os lugares aonde podemos ir. Veja a lista de destinos para os quais você pode viajar e em que condições. Verifique as restrições que cada região ou cidade impõe nas datas em que você vai viajar. Avalie se compensa ter que submeter-se a medidas restritivas relacionadas ao coronavírus (exigência de quarentena, por exemplo).

2 - MINIMIZE O TEMPO EM MEIO TRANSPORTE COM OUTRAS PESSOAS

Se houver vôo, faça-o curto e, se houver ônibus ou trem, providencie as medidas sanitárias adequadas: distância de segurança das outras pessoas e, acima de tudo, uso de máscara.

3 - HORA DE COLOCAR O CARRO NA ESTRADA

Olhe com carinho para o seu carro, faça uma revisão básica (óleo, pneus, água, freios…) e prepare-se para viajar de carro nos próximos meses.

4 -FUJA DOS LUGARES MUITO LOTADOS

Evite os pontos turísticos mais disputados onde é difícil manter distanciamento: certos locais na praia, cidades muito populosas.

REDESCUBRA A NATUREZA

É mais fácil evitar o contágio se você for a parques naturais, rios, florestas, montanhas. Você pode fazer excursões, praticar fotografia, caminhadas, esportes de aventura.

6 - FAÇA TURISMO RURAL

As áreas rurais proporcionam sossego e pouco movimento (evitando o contágio em massa). Uma casa rural (em uma vila ou isolada) só para si ou partilhada com poucos hóspedes é uma opção com muitos pontos a favor.

Na hora de contratar, procure vagas e serviços com certificado de segurança sanitária do estabelecimento. Plataformas como o Airbnb, por exemplo, ativaram seu próprio selo de monitoramento.

Este é o ano ideal para se tornar um explorador ou para ler à sombra de uma árvore tudo o que não conseguiu ler nos últimos 3 anos.

7 - CONHEÇA MELHOR O SEU PRÓPRIO PAÍS

Costumamos sonhar com passeios e viagens em que partimos para outros países e continentes. Mas este ano talvez seja melhor se concentrar em nossos próprios arredores.

Quem sabe na própria cidade (considere visitar parques, praças e locais que você ainda não conhece bem) ou na região: geralmente há tesouros próximos aos quais não prestamos muita atenção: arte, arquitetura, natureza a poucos passos de casa.

8 - RETORNE À CIDADE DA SUA FAMÍLIA

Estar em um ambiente seguro é prioridade e nada melhor do que a própria família para que isso seja realidade. Nos próximos meses, você pode programar um passeio à cidade da sua família ou dos seus antepassados. Quem sabe encontrar os parentes que não vê há um bom. E desfrutar de momentos inesquecíveis ao lado daqueles que sempre trazemos em nossos corações.





Fonte: Ateleia

Foto:: Shutterstock | Halfpoint