ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Decreto facilita instalação de antenas de celular para estimular o 5G no país


O presidente Jair Bolsonaro assinou na terça-feira um decreto que facilita a instalação de antenas de celular no Brasil, reduzindo os poderes das prefeituras que hoje dificultam esse processo. O texto é considerado fundamental pelo setor para a implementação do 5G.

As empresas veem na dificuldade de instalação de antenas um entrave para o avanço da cobertura de telefonia no país. A quinta geração de telefonia móvel promete aumentar a velocidade da conexão móvel no Brasil e estabelecer a chamada “internet das coisas.

As operadoras de telefonia estimam ser necessário implementar 10 vezes mais antenas para permitir o amplo funcionamento da tecnologia 5G no Brasil.

As novas regras estabelecem que as empresas só precisarão informar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) onde pretendem instalar sua infraestrutura, e entrar com pedido nas prefeituras, que não poderão mais cobrar pelo cabeamento em postes ou instalação de fibras sob vias públicas.

As prefeituras terão um prazo de dois meses para analisar a licença. Se não houver resposta, a instalação estará automaticamente autorizada.



Fonte: Atual FM