ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Câmara de Treze Tílias aprova Projeto do Diagnóstico Socioambiental do município


Após tramitar no legislativo e receber parecer favorável das Comissões Temáticas Permanentes, foi aprovado na sessão desta segunda-feira, dia 14, o Projeto de lei do executivo que dispõe sobre o Diagnóstico Socioambiental de Treze Tílias.

O projeto foi elaborado para ser usado como ferramenta na gestão territorial, permitindo a avaliação da situação atual e controle da ocupação futura das áreas urbanas ao longo dos cursos d’água.

Para o presidente da câmara, Luiz Augusto Peondi Weschendfelder, o diagnóstico tem dados importantes que norteiam o desenvolvimento do município, elevando Treze Tílias a um patamar diferenciado.

Também foi aprovado na sessão desta segunda-feira, um projeto de lei do executivo que trata da abertura de credito especial, e alteração da Lei Orgânica Anual, a LOA, para o exercício de 2020.

Os dois projetos foram aprovados por unanimidade e seguem para a sanção do prefeito Mauro Dresch.

No uso da Palavra Livre, a vereadora Dirlei Barbieri Rofner falou sobre as queimadas de lixo doméstico em casa. De acordo com a vereadora, as pessoas pensam que com isso estão ajudando as empresas que recolhem lixo, mas ressalta que com isso comentem um crime ambiental.

Dirlei disse que flagrou o próprio marido queimando lixo doméstico na churrasqueira da casa. Conforme a vereadora, as pessoas fazem isso de forma inconsciente, mas que poluem o meio ambiente com a fumaça e malcheiroso.

Dirlei lembra que Treze Tílias tem coleta seletiva e que por isso, não é preciso queimar o lixo em casa. Ela se baseou em uma reportagem feita pela Rádio Tropical FM que tratou desse tema.

Dirlei também destacou o projeto de lei do senador Jorginho Mello, que prevê ajuda para as escolas privadas de ensino médio.

José da Rocha comentou sobre a atuação dos vendedores ambulantes na cidade de Treze Tílias. Rocha sugeriu que esses vendedores deveriam usar um crachá fornecido pela prefeitura para possam ser identificados pelo consumidor e que devem pagar impostos e atuar legalmente. Conforme Rocha é necessário que haja uma lei mais rigorosa para a atuação desse tipo de comércio.

Adriano Feilstrecher mencionou o Dia 7 de setembro, e destacou a homenagem feita pelos Bombeiros Voluntários, que realizam uma carreata nas ruas centrais da cidade no dia 7 de setembro. Felistrecker voltou a criticar o aumento da fatura da energia elétrica, e elogiou o Procon de Santa Catarina que ingressou com uma ação na Justiça contra a Celesc para suspender o aumento médio de 8,14% nas contas de luz.

Nas manifestações pessoais Dirlei Barbieir Rofner elogiou o projeto do diagnostico sócio ambiental. Segundo ela, o projeto vai ajudar as pessoas que irão fazer edificações próximo de córregos e rios do município.

Renato de Bastiani informou que o município de Treze Tílias foi contemplado ainda no mês de abril com uma emenda parlamentar da deputada Ângela Amim, no valor de R$ 150 mil destinados para o setor da saúde do município. Segundo de Bastiani, o recurso veio em abril, mas foi comunicado somente agora.















Acesse as notícias do Tílias News no WhatsApp.

Acesse as notícias do Tílias News no Telegram.

Fonte: Rádio Tropical FM