ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Veja onde pode nevar e qual a intensidade esperada para o Meio-Oeste

Entre a madrugada da quinta-feira, 20, e o sábado, 22, as temperaturas vão despencar.


Vem ai uma grande queda na temperatura e previsão de neve para o final desta semana! A meteorologia tem feito alertas desde a semana passada sobre a onde de frio intenso e até mesmo de neve em nossa região.

Se acontecer, não será a primeira vez que neva em agosto, o mês já registrou nevascas históricas. A mais lembrada em Joaçaba aconteceu em uma sexta-feira, dia 20 de agosto de 1965, por coincidência data muito próxima da que esta sendo anunciada. Quer relembrar como foi? Clique Aqui!

Confira abaixo as chances de neve e sua intensidade em cada região catarinense. A previsão é da Climatempo

Previsão de neve e outras precipitações de inverno para 20/8/2020


Sexta-feira, 21, com maior chance de neve!

O dia com maior chance de nevar e de ocorrer outras precipitações de inverno, é na sexta-feira, 21 de agosto. Neste dia, estes fenômenos poderão ocorrer desde a madrugada até a noite nas áreas de serra a planalto do Rio Grande do Sul, serra, planalto sul e planalto norte de Santa Catarina e na região serrana do sul do Paraná, onde está a cidade de Palmas, por exemplo.A queda da neve é considerada inclusive para as cidades de menor altitude da serra gaúcha como Caxias do Sul, Gramado e Canela.


O sábado, 22, também pode ter neve!

No sábado, 22 de agosto, a chance de nevar ou de ocorrer outros tipos de precipitação de inverno é considerada para a madrugada e manhã da serra e áreas de planalto sul de Santa Catarina e da serra do Rio Grande do Sul.


Já nevou em agosto?

Sim e várias vezes! Nevar em agosto no Brasil não é tão incomum como muitos podem pensar. Há diversos casos de neve no Sul do Brasil documentados em agosto e o mais recente foi em agosto de 2018. Agosto de 2016 também deu neve no Sul, mas a maior lembrança recente de neve em agosto é do inesquecível inverno de 2013, quando a neve caiu de forma generalizada sobre o Sul do Brasil e por três vezes neste mês.


No inverno de 2013, nevou em muitas áreas dos três estados, inclusive na Grande Florianópolis e em Curitiba, onde a última neve havia sido em 1975.





Fonte: Portal Éder Luiz