ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Unoesc oportuniza mobilidade acadêmica remota em universidades de nove países

O Programa permite que as universidades se mantenham executando ações de internacionalização em tempos de distanciamento social.


Neste segundo semestre, a Unoesc passou a fazer parte do Programa E-Movies (Espaço de Mobilidade Acadêmica Virtual), desenvolvido pela Rede Internacional de Organização Universitária Interamericana (OUI) e com isso está oportunizando a possibilidade mobilidade acadêmica de forma remota, para seus acadêmicos e alunos de modo que possam estudar gratuitamente em universidades estrangeiras renomadas, com a possibilidade de aproveitamento de crédito em componente curricular ou como complementação de estudos e horas complementares. 

Estão fazendo parte desta primeira experiência 56 acadêmicos da graduação, inclusive do Ensino a Distância e alunos da especialização, Mestrado e Doutorado de diversos cursos de todos os campi da Unoesc que preencheram os requisitos de pré-seleção.O Programa permite que as universidades se mantenham executando ações de internacionalização em tempos de distanciamento social, sendo uma ferramenta e alternativa aos processos tradicionais de mobilidade acadêmica e, além disso, fortalecendo da rede interamericana de cooperação.

Participaram desta edição 49 Instituições, de nove países (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru e Venezuela), as quais colocaram à disposição mais de 13 mil disciplinas, distribuídas em 2.474 cursos/matérias. A Unoesc por sua vez, apresentou um catálogo com 13 disciplinas, dentre elas quatro do programa de doutorado em Direito, Administração e Biociências e Saúde e recebeu por meio do E-Movies duas alunas do exterior, uma da Universidad Nacional Mar del Plata (Argentina) na disciplina de Luminotécnica e outra da Universidad EL Bosque (Colômbia) para cursar a disciplina de Violência Psicológica e Vitimização.

De acordo com a Coordenadora Geral de Cooperação Internacional e Mobilidade Acadêmica da Unoesc, professora Kaline Zeni, a Unoesc se diferencia na rede OUI por ser uma das quatro universidades brasileiras que faz parte. Distinguindo-se na formação, complementando as experiências e gerando oportunidades em nova modalidade de formação internacional.

— Destacamos que, a partir desta experiência a mobilidade acadêmica internacional permeou todos os níveis de estudos de nossa Universidade, além de contribuir com a formação de alunos estrangeiros. Essa modalidade veio para ficar, ou melhor, se intensificará podendo ser acessada por muitos mais acadêmicos nos próximos semestres aumentando a perspectiva de se internacionalizar sem sair de casa. Novas oportunidades virão — explicou Kaline.  






Fonte: Alessandra de Barros/Ascom Unoesc