ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prova de vida de inativos e pensionistas de SC poderá ser feita on-line, por reconhecimento facial


Nesta semana foi assinado um termo de adesão do Instituto de Previdência de Santa Catarina (Prev), ao Laboratório de Inovação em Governo (Nidus), com o propósito de substituir a prova de vida tradicional, em que os aposentados e pensionistas precisam se deslocar até os órgãos, pelo reconhecimento facial, realizado de forma online.

A inovação vai beneficiar diretamente cerca de 46 mil servidores inativos e 12 mil pensionistas, que precisam anualmente comparecer nos órgãos de origem ou às setoriais do Iprev para confirmar endereço e efetivar a prova de vida para continuar recebendo os benefícios previdenciários.

Segundo o diretor de Tecnologia e inovação da Secretaria de Estado da Administração, Félix Fernando da Silva, a intenção é proporcionar mais segurança e conforto aos aposentados e pensionistas, que poderão fazer seu recadastramento sem sair de casa

O presidente do Iprev, Kliwer Schmitt, explica que o projeto já vem sendo idealizado desde o ano passado, mas não tinha conseguido uma saída totalmente viável. Agora, com a parceria do Nidus, as expectativas foram ampliadas significativamente, em especial, pela reconhecida capacidade do laboratório em encontrar soluções inovadoras.






Fonte: Oeste Mais