ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura de Treze Tílias deve destinar R$100 mil para atingidos por tornado, projeto depende de aprovação na Câmara


Conforme o Prefeito Mauro Dresch, várias famílias trezetilienses foram atingidas por um tornado na tarde do dia 14 e madrugada do dia 15 de agosto. Foram verificados danos de vários tipos e, em muitos casos, de elevada monta, a ponto de comprometer a produção agropecuária.

 De acordo com o prefeito, tão logo comunicados da ocorrência da intempérie, equipes da administração municipal, munícipes trezetilienses, entidades e Corpo de Bombeiros Voluntários, se deslocaram para auxiliar as famílias atingidas, especialmente no interior do município.

 Dresch destaca que foram incontáveis horas de serviços de máquinas, tanto públicas, quanto de terceiros, para amenizar os impactos mais imediatos verificados nas propriedades.

 Segundo ele, mesmo em época de disseminação do Coronavírus, que fez cair todas as receitas do município, ainda é possível, dentro do orçamento municipal, encontrar recursos para serem repassados diretamente às famílias atingidas, de modo que possam ter um auxílio do poder público para que reiniciem suas atividades tão vitais para a economia municipal.

 De início, dadas as dificuldades orçamentárias, a Prefeitura de Treze Tílias propõe o repasse direto de R$ 100 mil reais, a ser distribuído de maneira equitativa entre os atingidos, valor que poderá sofrer acréscimos, dentro das necessidades que vão sendo verificadas no decorrer dos próximos dias.

 A operacionalização da distribuição entre os atingidos será feita por comissão representativa a ser designada pelo Chefe do Poder Executivo, mediante decreto, a qual deverá emitir parecer fundamentado sobre as necessidades de cada família atingida para fins de enquadra-la no programa.

 A prefeitura de Treze Tílias informa que está elaborando o Decreto de Situação de Emergência, o qual já foi registrado no SISTEMA NACIONAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL – SINPDEC. O decreto será publicado assim que a Defesa Civil elabore relatório detalhado da situação, necessário para fundamentar o documento.

 O projeto de lei será encaminhado em regime de urgência urgentíssima, para que possa, o mais rápido possível aprovado, para oferecer esse importante auxilio, especialmente aos agricultores atingidos que estão envolvidos na recuperação de suas propriedades e demais famílias residentes nestas comunidades.

 O Prefeito Mauro Dresch agradece o apoio de todos os voluntários, equipes da Prefeitura, Bombeiros de Treze Tílias, grupo Trilheiros dos Alpes, enfim, todas as equipes trabalharam e ainda estão trabalhando neste momento.


Veja algumas fotos dos estragos causados pelo em Treze Tílias na galeria de imagens:














Fonte: Rádio Tropical FM