ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Decretada Situação de Calamidade Pública no município de Água Doce devido a passagem do tornado

Aproximadamente 700 casas foram danificadas e 11 pessoas ficaram feridas



Devido ao que foi registrado na tarde desta sexta-feira (14) no município de Água Doce, cuja situação adversa do tempo trouxe grandes prejuízos com danos pessoais, humanos, econômicos, materiais e ambientais, a administração decretou Estado de Calamidade Pública.

Segundo dados preliminares da Defesa Civil do Município, aproximadamente 700 casas foram danificadas, 25 destruídas e 11 pessoas ficaram feridas, sendo duas delas em estado grave sendo conduzidas ao hospital para receber atendimento médico.

A Nota Metrológica da Defesa Civil de Santa Catarina, em conjunto com o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD), enquadraram a tempestade da sexta-feira como severa, classificada como tornado.

Diante do que foi apresentado, a administração municipal de Água Doce declarou Situação de Calamidade Pública, autorizando desta forma, convocar voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre de realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre, sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil.

Segundo o Art. 4º do Decreto nº 115/2020, ficam dispensados de licitação os contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários dos desastres, desde que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 (cento e oitenta) dias consecutivos e ininterruptos), contados a partir da caracterização do desastre, vedada a prorrogação dos contratos.


Os prejuízos quanto ao tornado da sexta-feira, ainda estão sendo levantados pelos membros da Defesa Civil do Município de Água Doce.






Fonte: Diário do Rio do Peixe