ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A história por trás da foto que eternizou a nevada de 1965 em Chapecó

Toda fotografia marca um momento e guarda uma lembrança. O nd+ conta a história da família Marafon que presenciou o momento histórico

Registro da família Marafon na nevada de 1965 – Foto: Victorino Zolet/Arquivo pessoal/ND

Sábado, 21 de agosto de 1965. Primeiras horas da manhã e, pela janela, era possível ver que caía uma neve bem fina. A família Marafon começava as movimentações do dia e presenciava um momento histórico para o município de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina.

Às 8h da manhã, empolgados, Lecy, Marli e Olga, junto das crianças Ricardo e Leandro, foram até o Centro da cidade para apreciar o momento quase mágico, que foi eternizado em uma fotografia.

Hoje, 55 anos depois do momento emocionante para os chapecoenses, a família Marafon ainda tem viva na memória o dia em que a neve cobria a copa das árvores, dos telhados e dos jardins da cidade.

O Centro estava cheio de olhos curiosos e empolgados. As crianças da família estavam muito felizes. Leandro Marafon, que tinha 7 anos na época, relembra com carinho o momento em que a foto foi tirada:

“Me recordo que no dia anterior choveu muito e estava muito frio também. Na madrugada começou a nevar e no dia seguinte saímos para olhar a cidade. Nesta foto, o lugar é onde hoje é a casa da família Tozzo”. 

Registro mostra região central de Chapecó coberta pela nevada – Foto: Ceom/Reprodução/ND




Fonte: ND+