ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vídeo reportagem – Leitoa dá a luz a 34 leitões e quebra recorde em Santa Catarina


Uma fêmea deu cria a 34 leitões em um único parto em uma granja no município de Água Doce na última semana. Considerado atípico, já que a média fica entre 13 e 14 leitões por parto, o caso foi revelado na manhã desta terça-feira, dia 1º, pela Associação Catarinense de Criadores e Suínos.

Ao reportar o episódio no site oficial da entidade, a ACCS informou que esta foi a terceira cria da fêmea, que pode passar ainda por mais cinco gestações ao longo da vida reprodutiva.

Animais nasceram em granja no município de

“Para nós é uma satisfação muito grande poder acompanhar essa alta produtividade, que justifica os altos investimentos feitos pela ACCS na Central. Esse é o resultado do trabalho bem feito pela nossa equipe, fornecendo um sêmen de qualidade”, afirma Mauro Serafim, médico veterinário da Central de Difusão Genética da ACCS, garantindo também que a alta produtividade é somada aos esforços dos produtores, com o manejo correto dos animais.

Paulo Egídio Cesca, um dos proprietários da granja, diz que vários critérios são adotados no momento da cobertura das fêmeas, de modo que o resultado final seja satisfatório. “Nós buscamos a perfeição em nosso trabalho. A qualidade do sêmen, o manejo das fêmeas, dentre outros fatores são fundamentais para atingir os objetivos”.

Ainda conforme a associação, a genética da leitoa é Agroceres e a dose inseminante foi produzida pela Central de Difusão Genética da ACCS. Com o número recorde de nascidos vivos, a ninhada foi repartida entre outras fêmeas, já que a mãe não tem como amamentar todos os leitões.


Água Doce (Foto: Divulgação)



Fonte: Oeste Mais