ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Treze Tílias – Câmara apresenta projeto que define prazos para guarda de documentos


O projeto de resolução foi apresentado na sessão da noite desta segunda-feira, dia 20. Por meio do projeto fica instituído a tabela de temporalidade documental da câmara de vereadores de Treze Tílias.

A tabela de temporalidade documental é um instrumento resultante da avalição dos documentos que define prazos e a destinação dos documentos que compõem o acervo da câmara de vereadores, objetivando garantir e facilitar o acesso à informação, preservar o patrimônio documental, liberar espaços físicos e propiciar a interação e integração dos diversos setores responsáveis pela custódia dos documentos.

O projeto foi encaminhado pelo presidente da câmara, Luiz Augusto Perondi Weschendfelder para as comissões permanentes para análise.

Durante as manifestações da Palavra Livre, a vereadora Rose Korll lançou a ideia de implantar em Treze Tílias, uma creche para idosos. Ela disse que há muito tempo já vem conversando com várias pessoas sobre essa necessidade.

Rose acredita na viabilidade de um espaço destinado para os idosos, uma vez que a população está envelhecendo e precisa de cuidados especiais.

O vereador José da Rocha apresentou reclamações de motoristas que foram multadas nos radares instalados nas entradas da cidade, principalmente de turistas que visitam o município e acabaram sendo multados por excesso de velocidade.

Rocha sugeriu que os radares sejam substituídos por lombadas eletrônicas por serem mais visíveis, pois emitem luz de alerta, ou então aumentar o limite de velocidade dos radares de 50 para 60 quilômetros por hora.

Renato de Bastiani constatou que o trabalho de tapa-buracos, realizado na SC 355 no trecho entre Treze Tílias e Água Doce, feito recentemente já está apresentado problemas. Segundo, o vereador, a situação está pior que antes do conserto.

De Bastiani também sugeriu que seja feita pela câmara de vereadores uma moção de apoio ao deputado estadual Neudi Saretta, que indicou na Assembleia Legislativa, o asfaltamento da rodovia entre Treze Tílias/Salto Veloso.

A falta do uso de máscaras por turistas voltou a ser destacada na sessão da câmara nesta segunda-feira. De acordo Renato de Bastiani, no último final de semana pôde constatar muitos turistas que andavam em grupos na cidade, não estavam usando proteção, o que na opinião do vereador é preocupante, principalmente por conta do aumento de casos de coronavírus na cidade e região.

A mesma preocupação foi compartilhada pela vereadora Dirlei Barbieri Rofner. Segundo ela, o descuido com a máscara não acontece só com os turistas, muitos trezetílienses, conforme Dirlei também não fazem uso de máscaras ao andar pelas ruas da cidade.

De acordo com Dirlei, os turistas estão sendo orientados a usarem máscaras pelos hotéis e pelo receptivo na Secretaria de Turismo. Ela sugeriu a colocação de outdoor nas entradas de Treze Tílias, orientando o visitante a suar máscara ao circular pela cidade.

O vereador Adriano Feilstrecker enalteceu o pedido do aumento de efetivo policial para destacamento de Treze Tílias, feito pelo prefeito Mauro Dresch, principalmente de acordo com Adriano, pelos frequentes furtos que vem ocorrendo na cidade nos últimos tempos.

O presidente da câmara, Luiz Augusto Perondi Weschendfelder lembrou que existe no legislativo cinco ofícios solicitando ao aumento de efetivo policial, tanto para a Polícia Militar, quanto para a Polícia Civil. Luiz Augusto também ponderou sobre a implantação de uma Guarda Municipal, poderá auxiliar na segurança da cidade, principalmente no cuidado com o trânsito.

Na sessão desta segunda-feira, os vereadores também destacaram a importância do trabalho desenvolvido pelos motoristas e agricultores, que celebram neste sábado, dia 25, o Dia do Motorista e do Colono.





Fonte: Rádio Tropical FM