ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Morre trezetiliense José Unterberger Filho, aos 81 anos "Contador de histórias"

 ''A habilidade de contar histórias herdei da mãe''


José Unterberger Filho, faleceu nesta quinta-feira, dia 02, aos 81 anos, vítima de leucemia.

Unterberger foi vereador nas legislaturas 1963/1969, 1983/1988, 1989/1992 e 2005/2008.

Presidiu a câmara de vereadores por três vezes, em 1991, 1992 e 2008. Na época da emancipação em 1963, era Intendente Distrital de Treze Tílias e vivenciou todo processo emancipatório.

Filho de imigrantes, além da trajetória na política, José Unterberger Filho também era historiador, reconhecido e respeitado como uma pessoa muito culta da comunidade trezetiliense.

Sabia como poucos contar a história da imigração dos austríacos. Em entrevista à Rádio Tropical FM em outubro de 2018, ele disse que a habilidade de contar histórias foi uma herança da mãe, que costumava contar histórias para os filhos.

Unterberger contava com detalhes o processo emancipatório do município e a movimentação política nos anos 50, quando ocorreu a emancipação político administrativa de Ibicaré. Nos negócios se dedicou junto com a família a agricultura e ao setor moveleiro.
Também foi um dos sócios fundadores do Centro Cultural Dona Leopoldina. Era chamada com frequência para falar sobre a história de Treze Tílias nas escolas, na rádio Tropical e na própria câmara de vereadores.

Em 2018 ele foi homenageado com uma placa pelo prefeito Mauro Dresch na comemoração dos 55 anos de emancipação político administrativa.


Por conta da morte de Unterberger, o prefeito de Treze Tílias Mauro Dresch, decretou na manhã desta sexta-feira, luto oficial por três dias, em todo o território municipal.

José Unterberger Filho foi sepultado na manhã desta sexta-feira, dia 03, no cemitério municipal de Treze Tílias. Ele deixa a esposa Ana, e sete filhos: Martina, José, Claudia, Gottfried, André, Paula e Beatriz.





Fonte: Rádio Tropical FM