ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coronavírus pode ter chegado a SC ainda em novembro

Estudo realizado por pesquisadores da UFSC identificou partículas em amostras de esgoto humano


Um estudo divulgado nesta semana mostra que o coronavírus pode ter chegado a Santa Catarina muito antes de a pandemia começar. Uma pesquisa que foi realizada em parceria entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade de Burgos, na Espanha, identificou partículas do coronavírus em duas amostras de esgoto humano, que foram coletadas em Florianópolis no dia 27 de novembro de ano passado. Esta seria a primeira presença do coronavírus nas Américas já que os registros de casos em humanos no Brasil começaram somente em fevereiro e em Santa Catarina o primeiro caso foi em 12 de março.

A professora do Laboratório de Virologia Aplicada da UFSC, Gislaine Fongaro, explica que a presença do vírus no esgoto significa que foi excretado pelas fezes (ouça o áudio acima). A professora destaca que ainda não é possível saber como o coronavírus chegou até SC, mas este abre novas possibilidades de pesquisa.

A universidade Federal de SC analisou amostras de esgoto de Florianópolis coletadas do final de outubro de 2019 até o início de março deste ano. Os pesquisadores usaram amostras congeladas do esgoto bruto para a investigação.





Fonte: Rádio Aliança