ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coronavírus: pacientes do Litoral são transferidos para Concórdia

Foto:Hospital São Francisco

Foi divulgado no final de semana o vídeo de uma paciente sendo transferido de ambulância da cidade de Itapema para Concórdia, por falta de leitos de UTI naquela região. A paciente está internada na Unidade de Terapia intensiva do Hospital São Francisco, intubada e recebendo os cuidados da equipe médica. Outro paciente foi transferido de Tubarão para Concórdia.

O hospital conta atualmente com 16 leitos de UTI e 36 leitos na área da Covid para enfermos em situação menos grave. A mudança da paciente do Litoral para o Oeste se deve a lotação das Unidades de Terapias Intensivas nas regiões do Litoral, Florianópolis e Serra catarinense, que está deixando o Estado de Santa Catarina em alerta.

O diretor técnico do Hospital São Francisco, Juliano Copetti, informou que a paciente foi encaminhada para Concórdia porque o hospital está em situação mais tranquila neste momento. Copetti comenta que, além disso, os 16 leitos de UTI são vinculados a Secretaria de Saúde do Estado, neste caso, ficando à disposição dos catarinenses.

Em Joaçaba, o Hospital Universitário Santa Terezinha informou nesta segunda-feira (13) que estava com 100% dos leitos da UTI para Covid-19 ocupados. Como Concórdia faz parte da macrorregião de Joaçaba, não se descarta que pacientes sejam transferidos para o Hospital São Francisco. Copetti também comenta que existe preocupação em cidades da região como: Chapecó, Xanxerê e Xaxim, que estão com um número elevado de casos positivados e pessoas internadas nos hospitais.





Fonte: Rádio Rural