ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Centro de Triagem do Coronavírus em Treze Tílias passa a ser no Centro de Eventos Maria Thaler Moser


Conforme o secretário de saúde de Treze Tílias, Alcir de Rós, uma série de medidas tem sido adotadas no trabalho de prevenção e combate ao Coronavírus em Treze Tílias.

A partir de hoje, o Centro de Eventos Maria Thaler Moser passa a ser o centro de triagem para pessoas com sintomas gripais ou suspeita de Covid-19. Antes de se dirigir para o local, preferencialmente deve ser feito contato via telefone pelos números 9 9128-6466, 3537 0950 ou 3537 0144.

O município tem, no momento apenas 3 casos ativos confirmados de coronavírus. Ao todo foram registrados já 51 casos. 35 pessoas com sintomas gripais estão sendo monitoradas.

A médica Franciele de Carli explica que existe um protocolo específico para a aplicação de testes na secretaria de saúde, dependendo do tempo que o paciente apresenta sintomas, porque nos primeiros dias o exame não faz a detecção.

Por exemplo, se o paciente apresenta sintomas como tosse e febre há mais 4 dias, é solicitado o exame PCR, que é molecular e detecta o DNA do vírus. Se se os sintomas foram registrados há mais de 8 dias, é indicado o teste rápido, para detectar anticorpos que o vírus produz.

Por isso, no momento em que o paciente começa a apresentar os sintomas é recomendado o isolamento e aguardar alguns dias até fazer o exame.

No entanto, reitera a médica, gripes e resfriados são muito comuns nessa época do ano pela troca de temperaturas, por isso é preciso seguir os protocolos de orientação.

Alcir de Rós destaca outras ações de prevenção realizadas pela secretaria como as barreiras sanitárias, com a abordagem e orientação das pessoas com relação às formas de prevenção e também aferição de temperaturas.  Em três barreiras foram abordadas, ao todo 1.214 pessoas.

Também foram adquiridos novos testes rápidos que serão aplicados nas pessoas que trabalham na linha de frente das empresas trezetilienses.





Fonte: Rádio Tropical FM