ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Celesc restabelece 98% do sistema elétrico após passagem de ciclone bomba por SC

Foto: Julio Cavalheiro / Secom

Estado – Até o momento, a Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) restabeleceu 98% do sistema elétrico de Santa Catarina, após a passagem do ciclone bomba, na última terça-feira, dia 30. Esse trabalho foi realizado por 300 equipes, compostas por 1.300 trabalhadores da companhia.

Áreas rurais do Planalto Serrano, Extremo Norte e Meio Oeste, assim como Garuva e a região da Grande Florianópolis, receberam equipes de reforços neste fim de semana. Os técnicos foram deslocados de regiões onde a situação já foi resolvida. Os trabalhos continuam intensos e o ritmo não deve diminuir até que todo o sistema elétrico catarinense esteja restabelecido.


Saiba como o trabalho dos eletricistas é realizado

O atendimento da Celesc ocorre em diferentes etapas. O primeiro atendimento é prestado pelas equipes emergenciais, equipadas em camionetes com cesto aéreo, e sua principal função é eliminar o risco de acidentes à população. Elas também conseguem solucionar situações de menor complexidade.

Já os casos mais complexos exigem atuação de equipes maiores, em caminhões com guindastes. São elas que substituem transformadores queimados, colocam postes danificados e reconstroem longos vãos de redes de distribuição.

Em momentos de calamidade como o que vivemos, equipes de fiscalização também estão circulando em carros pequenos para levantar a quantidade de material necessário para recompor a rede. Portanto, se uma equipe da Celesc esteve em uma localidade, mas o sistema não foi religado, é porque o serviço exige a presença de outra equipe especializada.






Fonte: Secom