ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Treze Tílias – Com doações da comunidade, Igreja Matriz recebe molduras entalhadas em madeira para janelas


A Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, construída no ano de 1952, é um dos pontos turísticos mais visitados do de Treze Tílias. 

Nesta semana, a construção recebeu mais um detalhe especial, molduras novas para as janelas e dois arcos para as portas laterais.

O projeto foi idealizado pelo escultor Bruno Thaler que fez o entalhe nas molduras. A madeira utilizada foi a cerejeira, que é a mesma do arco e do altar.

O escultor explica que a iniciativa faz parte de um projeto iniciado ainda no ano de 1992, após uma visita à Áustria, onde percebeu a riqueza de detalhes existentes nas igrejas de lá.

Ao voltar para Treze Tílias, o escultor que também era da diretoria da igreja, mobilizou a comunidade e com o apoio de pessoas e empresas foram confeccionados novos bancos. Anos mais tarde também foram feitos arcos em madeira e também o altar. 

No final de 2019, o escultor conversou com o pároco padre Almedo Dietrich para fazer mais uma etapa do projeto de renovação da igreja, com instalação de novas molduras para as janelas. 

Thaler então buscou na comunidade doações para custear as molduras, o que, segundo ele, não foi difícil. 

O trabalho de marcenaria e entalhe foi iniciado em meados de janeiro desse ano e após mais de 4 meses de trabalho, está sendo concluído o trabalho de instalação das molduras.

Foram confeccionadas 22 molduras e dois arcos para as portas laterais. Cada conjunto de molduras teve um custo de R$2.400,00. Os doadores estão identificados com plaquinhas em cada janela doada.

Bruno Thaler é escultor há mais de 50 anos grande experiência por realizar trabalhos em igrejas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, mas segundo ele, poder fazer esse trabalho para a igreja de Treze Tílias é ainda mais gratificante.

O Pároco Almedo Dietrich pontua que o esforço conjunto da comunidade é sempre muito importante porque pela característica turística da cidade, muitas pessoas visitam a igreja. 

Com a maior presença da arte em madeira, as pessoas que visitam a igreja percebem o carinho e o cuidado que os escultores e a comunidade têm pela igreja e pela cidade.


Padre Almedo ressalta que os visitantes sempre ficam impressionados com a beleza da igreja trezetiliense e além de visitar durante o dia, muitas vezes participam das missas.






Fonte e vídeo: Rádio Tropical FM