ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Saiba quem são os selecionados para produzir cultivares de maçã da Epagri

O material genético será entregue para os vencedores a partir de julho


A Epagri selecionou empresas produtoras de maçã, fruticultores e viveiristas para produzir os cultivares de maçã desenvolvidos e lançados pela Empresa. A escolha foi feita este mês pela Empresa por meio de chamada pública. O material genético será entregue para os vencedores a partir de julho.

A chamada pública disponibilizou duas ofertas: uma direcionada a produtores e empresas produtoras de maçã para venda de ramos do cultivar SCS441 Gala Gui para produção própria de frutos; outra para viveiristas que desejam produzir e comercializar mudas certificadas dos cultivares SCS427 Elenise, SCS425 Luiza e SCS426 Venice.


Confira os selecionados:

1) Para compra da cultivar SCS441 Gala Gui foram declarados quatro  empresas vencedoras:

   – Frutícola IpLtda, do município de Fraiburgo – SC

   – Pomagri Frutas Ltda, de Fraiburgo – SC

   – Fischer S/A Agroindústria, de Fraiburgo – SC

   – Agropecuária Schio Ltda, de Vacaria – RS

2) Na segunda oferta, para produção de mudas dos cultivares SCS427 Elenise, SCS425 Luiza e SCS426 Venice, foram declarados quatro viveiristas vencedores:

– Clones Viveiros Ltda, da cidade de Lapa – PR

– Viveiro Sul Agroindustrial Ltda, de Vacaria – RS

– José Francisco Pereira, de Monte Carlo – SC

– Fischer S/A Agroindústria, de Fraiburgo – SC


Termos do contrato com a Epagri

De acordo com a chamada pública, as empresas vencedoras para produção de mudas do cultivar Gala Gui para o plantio próprio estabelecerão contratos com a Epagri com vigência de cinco anos e iniciarão a produção de mudas já a partir de 2020. Nessa modalidade as empresas não poderão comercializar mudas para outros produtores de maçã.

Já os viveiristas vencedores para produção e comercialização de mudas certificadas dos cultivares Elenise, Luiza e Venice, estabelecerão contratos de 10 anos com a Epagri. A produção de mudas deve iniciar a partir de 2021 e estarão disponíveis para venda aos produtores de maçã de todo o Brasil a partir de 2022. “Os valores das mudas serão definidos pelo próprio viveirista, em conformidade com o mercado. A Epagri não influencia no preço, apenas faz o acompanhamento técnico no processo de produção das mudas durante o período de contrato”, informa o gerente da Estação Experimental da Epagri em Caçador, Renato Luis Vieira.

O produtor que tiver interesse em adquirir as mudas dessas cultivares deve entrar em contato direto com os viveiristas. Essas empresas deverão fazer uma divulgação no mercado logo que as mudas estiverem disponíveis.


Tecnologia da Epagri nas mãos do produtor

Segundo Renato, a disponibilização de mudas de novos cultivares de maçã para os produtores é muito importante, pois vai fomentar ainda mais a cadeia produtiva dessa fruta no Brasil. “A expectativa dos produtores de maçã é muito grande em relação a esses cultivares desenvolvidos pela Epagri. Ao adquirir mudas dos viveiristas licenciados pela Epagri, o produtor terá maior garantia de receber materiais de qualidade genética e fitossanitária”, ressalta.

A Epagri é única no Brasil que faz melhoramento genético de macieira. O trabalho é desenvolvido pela Estação Experimental em Caçador, que já disponibilizou ao mercado nacional 19 cultivares de maçã. Com essa chamada pública, a Empresa repassa a tecnologia aos produtores.





Fonte: Caçador Online