ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Médica da Unidade de Saúde de Treze Tílias explica testes rápidos


Conforme a Médica da Unidade de Saúde de Treze Tílias, Silvia Leticia T. Lazzari, uma dúvida frequente na população é com relação a pacientes que apresentam síndromes gripais, afastado as outras causas, conforme o protocolo clinico criado pelo Município de Treze Tílias e embasado no Ministério da Saúde.

Ela pontua que o paciente com síndrome gripal, por exemplo, de início há 4 dias, é isolado até o final do 14º dia, sendo monitorado pelo setor de Epidemiologia da Unidade de Saúde de Treze Tílias. Após o 14º dia, o paciente estando assintomático, ou seja, não apresentando sintomas, é liberado.

A médica Silvia destaca que nesse meio tempo, conforme o protocolo, o paciente será testando ou não para Covid 19.

Ela informa que os testes consistem em: teste rápido PCR ou teste rápido sorológico IGG e IGM sendo que ambos, possuem janelas imunológicas.

O teste de PCR possui janela imunológica que idealmente deve ser feito para dar um diagnóstico mais sensível e especifico, no 4º dia dos sintomas. Já o teste rápido sorológico IGG e IGM deve ser feito idealmente em torno no 11º dia dos sintomas iniciais.

A Doutora Silvia explica que uma vez realizados os testes, e mesmo o resultado sendo negativo, não significa que o paciente está liberado para o trabalho, pois muitas vezes os sintomas demoram para se manifestar, fugindo desta maneira, da janela imunológica.

Quando o paciente recebe o afastamento da Unidade de Saúde de Treze Tílias, pede-se que se cumpra o período de afastamento, mesmo os testes sendo negativos, pois sabe-se que a sensibilidade e especificidade não são 100%.

As ações da Secretaria de Saúde fazem parte do planejamento da Prefeitura de Treze Tílias, elaboradas e discutidas semanalmente junto ao Prefeito Municipal Mauro Dresch, Secretário de Saúde, Alcir de Rós e o Secretário de Administração, Ivo Paulo Hartmann.





Fonte: Rádio Tropical FM