ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Detentos do Presídio de Joaçaba produzem máscaras para combate ao coronavírus


Dez detentos do Presídio Regional de Joaçaba iniciaram nesta semana ações de prevenção ao novo coronavírus, causador da doença COVID-19. Desde segunda-feira (27) eles trabalham na confecção de máscaras de proteção descartáveis para uso em procedimento simples (não-cirúrgicos). A empresa Indústria e Comércio de Calçados Idol, que funciona dentro da unidade prisional, teve o parque fabril adaptado para a confecção das máscaras. A oficina foi higienizada e foi criado um protocolo de higiene pessoal e ambiental com base em padrões hospitalares para garantir a higiene das peças, feitas em TNT duplo.

Inicialmente a produção atenderá a demanda interna, sendo distribuída a todos os detentos que se encontram cumprindo alguma reprimenda neste ergástulo. Na sequência a direção da unidade pensa em confeccionar as máscaras para doação a outras entidades que delas necessitem, caso haja mão de obra e matéria suficiente. A ação está incluída nas medidas de proteção e prevenção ao contágio pelo novo coronavírus (Covid-19) adotadas pela Secretaria de Estado da Administração Penitenciária e Socioeducativa (SAP), atendendo as determinações do Governo do Estado e das autoridades sanitárias.

De acordo com a direção do Presídio Regional de Joaçaba, a ação só está sendo possível graças às generosas doações de insumos das empresas Margil Sports, Vagui Confecções, Gaúchos Confecções, Laboratório Pasteur e Hospital Universitário Santa Teresinha – HUST, além das doações realizadas por Jorge Dresch, Secretário Municipal de Gestão Administrativa e Financeira de  Joaçaba.

“A todos, a direção do Presídio Regional de Joaçaba vem externar sua gratidão pelo auxílio recebido”.


Fonte: Michel Teixeira