ÚLTIMAS NOTÍCIAS

27 municípios de SC estão em estado crítico de abastecimento de água por causa da estiagem


Santa Catarina tem 27 municípios em estado crítico de abastecimento de água por causa da estiagem, divulgou a Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável nesta quarta-feira, dia 1º. A maioria fica na região Oeste. A estiagem já prejudica lavouras, criação de animais e produção de leite.

As cidades em estado crítico são: Águas Frias, Bocaina do Sul, Campo Belo do Sul, Caxambu do Sul, Chapecó, Concórdia, Correia Pinto, Cunha Porã, Descanso, Dionísio Cerqueira, Entre Rios, Ermo, Fraiburgo, Guatambú, Ipuaçu, Itaiópolis, Jaborá, Joaçaba, Jupiá, Palma Sola, Peritiba, Planalto Alegre, São Joaquim, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Saudades, Seara e Turvo.

Desse total, de acordo com boletim feito pela Defesa Civil, decretaram situação de emergência por causa da estiagem os municípios de Caxambu do Sul, Chapecó, Guatambu, Planalto Alegre, Saudades e Seara.

Estão recebendo água por caminhões-pipa os municípios de Águas Frias, Caxambu do Sul, Chapecó, Descanso, Guatambu, Jaborá, Jupiá, Planalto Alegre, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Saudades e Seara.

Preocupações

Segundo a secretaria, há previsão de pouca chuva para os próximos 15 dias e, por isso, a situação do nível dos rios deve se agravar. O abastecimento de água preocupa o governo do estado também por causa da prevenção ao novo coronavírus, que requer frequente higienização das mãos.

Outro ponto de inquietação para o estado é a população rural que não é atendida pelas concessionárias, mas por poços, açudes e ribeirões.

Uso consciente da água

▪ Cheque vazamentos e não deixe torneiras pingando. Um gotejamento simples pode gastar cerca de 45 litros de água por dia;

▪ Antes de lavar pratos e panelas, limpe os restos de comida com uma escova, toalha de papel, guardanapo ou esponja;

▪ Deixe pratos e talheres de molho antes de lavá-los. Ensaboe toda a louça e depois enxágue todas as peças;

▪ Aproveite a água da chuva para regar as plantas e o jardim. As plantas absorvem mais água em horários quentes. Opte, portanto, por regar as plantas de manhã cedo ou no fim do dia;

▪ Em vez da mangueira, use vassoura e balde para lavar pátios e quintais. Uma mangueira aberta por 30 minutos libera cerca de 560 litros de água;

▪ Reaproveite a água da máquina de lavar para lavar a calçada ou nos vasos sanitários;

▪ Não tome banhos demorados. Uma ducha durante 15 minutos consome 135 litros de água;

▪ Saber ler o hidrômetro é muito simples e pode ajudar a detectar
 problemas como vazamentos, percebidos pelo consumo fora do normal.


Com informações G1 SC

Nenhum comentário