ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Joinville, maior cidade de Santa Catarina, tem menos casos do que Florianópolis e Itajaí; entenda

(Foto: Carl de Souza, AFP)

Joinville, com a maior população de Santa Catarina, tem menos casos confirmados de Covid-19 do que Florianópolis e Itajaí, por exemplo. A maior cidade catarinense tem 14 casos do novo coronavírus, Itajaí tem 18 e Florianópolis 50.  A explicação vem do fato da capital ter um aeroporto internacional que é a porta de entrada de Santa Catarina de quem vem do exterior e mais de 50% da população local não ser nascida na Capital. O ritmo de viagens familiares é maior.  Ainda, o dinamismo de deslocamentos na região metropolitana é mais intenso. O vírus viaja no corpo das pessoas, facilitando, assim, a transmissão. Quanto mais viagens e quanto maior for o deslocamento entre as pessoas, e sem triagem e educação em saúde, maiores as chances de transmissão.

O mesmo raciocínio vale para Itajaí e sua relação com o porto. 

A China tem 500 voos internacionais diários, o que explica a facilidade de propagação da doença em ritmo acelerado. 

Por isso, vale e muito, a avaliação do médico clínico de Blumenau (14 casos), Carlos Roberto Seara Filho , da importância da Educação em Saúde. 


Além de lavar as mãos com frequência, o uso do álcool gel e a etiqueta para tossir e espirrar, precisamos evitar aglomerações e respeitar o distanciamento entre as pessoas. Testar em maior quantidade, identificar os casos e isolá-los dos demais é, também, fundamental.


Fonte: NSC

Nenhum comentário