ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Conheça o Morro Agudo de Tangará - um lugar para contemplar a natureza

Visitamos o local que tem uma natureza exuberante e uma das melhores vistas da região.


Umas das mais belas vistas da região está no topo do Morro Agudo. (Foto: Portal Éder Luiz)

Você que gosta de natureza, belas paisagens, caminhada ou bike, vai adorar conhecer o Morro Agudo, em Tangará. Visitamos o local para ter a exata noção de tudo o que sempre se falou dele como um dos pontos turísticos mais belos da região. E realmente comprovamos!


Tangará é a Capital Catarinense do Voo Livre e o Morro Agudo é que garante este título. Situado no interior do município, a 8 km do centro, o Morro tem 1.075 metros e possui as melhores condições térmicas para prática de Voo Livre sediando etapas estaduais, Sul Brasileira e Brasileira de Campeonatos de Parapente, também é bastante favorável para prática de Asa Delta, igualmente sediando campeonatos.


Voo livre é um espetáculo no local. (Foto: Prefeitura de Tangará)


Mas para chegar até o seu topo é preciso primeiro passar por uma estrada de terra, que começa tranquila em meio as paisagens rurais, decoradas por plantações e parreirais de uva, que geram o tão famoso e apreciado vinho de Tangará. Quando se chega a área de mata de preservação permanente, no pé do morro, começa o desafio maior. Apesar da estrada estar em boas condições e ter manutenção frequente, a dica é planejar o passeio sempre de olho nas condições do tempo, por que se o solo estiver úmido é muito difícil subir de carro. No nosso caso, paramos a mais ou menos um quilômetro do topo. Mas isso não foi ruim, por que nos deu a chance de apreciar uma área de mata quase intocada, com pássaros cantando em todos os lados. Caso chova, melhor não se arriscar na subida e escolher outra data ou ir a pé, mas saiba que a subida exige um bom preparo físico.



A estrada de terra é cercada por uma natureza quase intocada. (Foto: Portal Éder Luiz)

No trajeto que subimos foi preciso fôlego, mas as paradas são sempre ótimas para observar a natureza e se recuperar da caminhada.


Vale a pena observar a natureza na subida. (Foto: Portal Éder Luiz)

Todo o esforço é recompensado quando se chega no topo. A vista é fantástica e o campo de visão muito maior do que estamos acostumados a ver no dia a dia, o que gera uma sensação de liberdade.


Lá em cima o sinal de celular é fraco, por isso use o aparelho para tirar e arquivar as fotos, mas reserve um tempo para largar ele e contemplar a natureza.


Observar a vista ampla oferece uma sensação de liberdade. (Foto: Portal Éder Luiz)

Não existe água no topo, por isso leve garrafas para você se hidratar na subida e na descida.


É um passeio maravilhoso e dependendo do horário do dia as sensações podem variar de acordo com a posição do Sol. Recomendo subir na metade da tarde para observar o pôr-do-sol. Caso fique até esse horário não esqueça de levar lanternas se for a pé ou então descer com cautela de carro.


Final de tarde no Morro. (Foto: Portal Éder Luiz)

Mais dicas

Além do esporte de aventura a prática de ecoturismo é bastante favorável, para os mais aventureiros podendo se chegar ao topo do morro a pé, de bike, moto ou em veículos off Road por trilhas ou estradas íngremes por entre vegetação e paisagens de tirar o fôlego, já para quem gosta de apreciar a natureza com menos aventura pode-se chegar ao topo do morro de carro.


O cicloturismo é uma ótima pedida para quem gosta de aliar belas paisagens, esporte e aventura.


(Foto: Prefeitura de Tangará)
A descoberta do Morro

O Morro Agudo passou a ser um local de destaque a partir da descoberta acidental feita por um ex- piloto de aviação, que em um de seus voos identificou o Morro como um possível ponto para o salto de asa delta. O primeiro voo de asa delta foi realizado no dia 08 de março de 1988 por Ricardo Pichler Jr. e Saul Perin, pousando na Fazenda Raquel.

Existem várias competições e saltos ao longo do ano, por isso, quem quiser acompanhar alguns deve ficar atento as páginas das federações de voo livre, onde existem mais informações.

O Clube de Voo Livre Tangará também tem sua página - Clique Aqui para Acessar!


Caso você queira ver ao vivo as condições do Morro Agudo neste momento Clique Aqui e acesse a câmera que fica com imagens disponíveis por 24 horas.

Clique aqui e veja foto em 360 graus!








Fonte: Éder Luiz