Notícias Gerais

Salto Veloso participa de Mostra de Experiências de Humanização do SUS


Conforme a coordenadora do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Lauriane Matte, no último dia 25, parte da equipe, acompanhada do secretário de saúde Ivainer Meneghel, participou da 8ª Mostra de Experiências de Humanização com o tema “HumanizaSUS”.

A mostra teve como principal objetivo evidenciar novas possibilidades de promoção de qualidade na gestão e no cuidado do SUS.

Lauriane explica que foram realizadas apresentações de experiências significativas e exitosas vivenciadas no cotidiano do SUS, do estado de Santa Catarina, levando em conta diretrizes e dispositivos da PNH (Política Nacional de Humanização), por meio de eixos temáticos como: Direitos do Usuário e Participação Social e a Valorização do Trabalho e do Trabalhador.

A equipe do Nasf, Alan, Lauriane, Marina e Osmarina, foi selecionada à apresentar o trabalho intitulado: “Humanização como fortalecimento da atenção primária de saúde no município de salto veloso: um desafio a ser alcançado”.

A experiência aconteceu através do projeto HumanaMente, que tem por objetivo promover a saúde coletiva dos profissionais da Secretaria de Saúde de Salto Veloso, através de atividades que possibilitem a promoção da qualidade de vida de cada colaborador, proporcionando reflexões e auxiliando a humanização e assistência aos usuários.

De acordo com Lauriane, a proposta da experiência trouxe mudanças na qualidade das relações interpessoais, possibilitando uma melhora no processo de trabalho.

Outro ponto relevante, é proporcionar vivências diferentes da rotina do dia a dia, em locais ao qual não estão habituados, como por exemplo o contato com a natureza.

A partir do projeto também foi possível perceber que quando os profissionais estão bem uns com os outros o clima organizacional melhora muito e assim o atendimento ao público e a humanização acontecem para garantir a dignidade ética de todos. O cuidado humanizado depende da capacidade das pessoas para ouvirem e falarem com todos os semelhantes.

Também foi apresentado na mostra, um trabalho realizado em parceria com a ESF desde o ano de 2013, coordenado pela fisioterapeuta Magda Gemelli, denominado “Oficina da Saúde”. Nele, são realizadas aulas semanais de yoga e atividades de meditação e reprogramação mental.

Os participantes são orientados, ensinados e compartilham conhecimentos sistêmicos da Teoria de Berti Reneger. Além dos ensinamentos e das práticas desses conhecimentos a cada quinta-feira os pacientes ganham material impresso e eles possuem também um grupo de WhatsApp, onde esses conhecimentos eles são compartilhados.

Toda essa dinâmica favorece com que esse usuário do SUS seja empoderado a olhar para o seu interno, para o seu conhecimento dos seus sistemas familiares de origem e de toda a dinâmica que facilita a melhora dos padrões comportamentais, e consequentemente isso gera saúde.

A coordenadora do Nasf reitera que o município de Salto Veloso está cada vez mais preocupado com a saúde de sua população e vem focando suas atividades para melhorar a qualidade de vida da população como um todo, pensando também em prevenção da saúde, onde o usuário procure a unidade para prevenir a saúde e não apenas para cura de doenças.


Fonte: Rádio Tropical FM

Nenhum comentário