Notícias Gerais

Ministério da Saúde destina recursos para aquisição de mamógrafo digital no HUST



O Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) foi contemplado neste mês de novembro com empenho de um recurso no valor de R$ 1,173 milhão que será destinado à aquisição de um mamógrafo digital para o Centro de Diagnóstico por Imagem (CDIH). Com o novo equipamento será possível ampliar e melhorar a qualidade dos exames na prevenção e diagnóstico do câncer de mama.

A notícia do repasse que possibilitará a aquisição do equipamento foi repassada à direção do HUST por meio de um documento encaminhado pelo Senador Jorginho Mello. De acordo com o diretor Alciomar Marin, havia um tempo que o Hospital estava trabalhando em um projeto para a captação de recursos para este fim e o empenho do Senador junto ao Ministério da Saúde foi fundamental para a conquista.

— Após o empenho desse recurso as próximas etapas são as seguintes: celebração de convênio, o qual deverá ser liberado pelo Ministério da Saúde para posterior licitação do equipamento. Realizada a licitação, o Ministério da Saúde avalia todo o processo e aguarda-se a liberação do recurso para a compra e entrega do equipamento de acordo com os prazos estabelecidos no processo de licitação. Esse é o fluxo para que só depois de cumprida todas as etapas consigamos efetivamente ter o Mamógrafo instalado. Portanto, neste momento não conseguimos precisar definitivamente que data ocorrerá seu pleno funcionamento. Porém esperamos que seja o mais breve possível — explicou o diretor do HUST, professor Alciomar Marin.

O novo equipamento ampliará em mais de 30% o número de exames realizados atualmente, o que significa um total de 280 exames/mês.


Fonte: Michel Teixeira

Nenhum comentário