Notícias Gerais

Bolsonaro inaugura complexo de tiro e participa de aula magna do curso de formação da PRF em SC

Antes de discursar, Bolsonaro conheceu estande de tiro do campo; espaço de treinamento inaugurado em 2014 conta com heliponto, campo de futebol, salas e quadras


O presidente, ao centro, com o ministro Moro (à dir.), o governador Moisés (à esq), e a ministra Damares Alves, na solenidade – Foto: Anderson Coelho/ND

Jair Bolsonaro já está em Santa Catarina. O voo dele chegou às 15h13 no Aeroporto Hercílio Luz. O presidente veio a Florianópolis pela primeira vez para participar da aula inaugural do curso de formação da Polícia Rodoviária Federal na tarde desta quinta-feira (17). O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, e a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves também vieram para a solenidade.


O trajeto do aeroporto até a academia da PRF foi feito de carro com escolta, inclusive aérea, por meio de helicóptero. Ele foi recebido pelo governador Carlos Moisés (PSL) e pelo prefeito Gean Loureiro (Sem Partido) na Academia de Nacional da PRF, em Canasvieiras, no Norte da Ilha.


Público aguarda chegada de Bolsonaro – Foto: Anderson Coelho/ND

Antes de discursar, Bolsonaro conheceu o estande de tiro do campo e aproveitou para testar o local com alguns disparos que puderam ser ouvidos pela plateia que o aguardava no lado de fora. A expectativa era de que o presidente fosse o primeiro a usar a estrutura. Após o encontro na academia, ele retorna a Brasília.


O evento começou com o Hino Nacional. No discurso de Moro, ele reforçou o que disse em sua última passagem pelo Estado em setembro, no Momento Brasil. “Temos que fortalecer muito mais a polícia rodovia”, pontuou o ministro ao comentar sobre os novos investimentos que a pasta vem destinando para a segurança no país.

No discurso, o chefe do executivo de Santa Catarina, Carlos Moisés, destacou a integração das forças de segurança. Segundo Moisés, o trabalho em conjunto entre policia militar, civil, Federal e outros órgãos ocasionou no índice da violência. “O Governo Federal tem as portas abertas em Santa Catarina. Podem contar conosco”, disse.

O curso conta com 1.160 alunos que estão em formação desde 4 de setembro. O treinamento dos novos policiais encerra em 13 de dezembro.


O local foi inaugurado em 2014 e conta com heliponto, campo de futebol, salas e quadras para os policiais praticarem. Ao todo, 500 instrutores ministram as aulas.


Público chega na sede da PRF, em Canasvieiras, para prestigiar o presidente 
Foto: Anderson Coelho/ND


Visitas canceladas

Desde novembro, o presidente já desmarcou duas visitas ao Estado por conta de problemas de saúde. A presença dele era esperada na abertura da Oktoberfest na última quarta-feira (9). Bolsonaro também não veio para a inauguração do aeroporto da Capital, no fim de setembro.


Está é a segunda vez que Bolsonaro realiza uma visita como presidente em SC. Em maio, ele participou do Congresso de Gideões em Camboriú, no Vale do Itajaí.


Lara Linne Noleto, de 32 anos – Foto: Anderson Coelho/ND

Lara Linne Noleto, 32 anos, veio pela primeira vez na academia da PRF. Junto do filho de três anos e o esposo, que é aluno da instituição, a enfermeira está animada pelo discurso do presidente. “Eu estou empolgada para ouvir o que ele tem a dizer para a gente. Trouxe meu pequeno para conhecer o lugar também”.


Natural do Piauí, ela acompanha o esposo desde setembro, quando o aluno da PRF começou a estudar no Norte da Ilha. Em dezembro, quando o curso terminar, eles retornam para casa.


Fonte: ND+