Notícias Gerais

Arroio-trintense de 84 anos recebe menção honrosa de homenagem da câmara de vereadores


A menção honrosa para a senhora Romilda Maria de Bortoli Tasca foi proposta pelo vereador Lídio Manenti e entregue na noite de ontem.
Um grande número de familiares de várias cidades da região estiveram prestigiando o ato.
Dona Romilda nasceu no dia 08 de Dezembro de 1934 na comunidade de São Giacomo entre os municípios de Farroupilha e Caxias do sul, no Rio Grande do Sul, porém foi registrada em cartório somente no dia 26 de janeiro de 1936. Ela completará 85 anos no dia 08 de dezembro.
Ela veio para a região por volta de 1937 muito nova, em uma viagem de trem até Videira e depois de carroça até o Município de Salto Veloso em Linha Debastiani, onde permaneceram por aproximadamente 1 ano até construir sua primeira casa em Linha Santo Antônio Arroio Trinta.
Em 1959 foram morar no Paraná e no ano de 1960 voltaram para a comunidade de Linha Santo Antônio, onde permanecem até hoje.
Romilda Maria de Bortoli Tasca foi casada com Renoir Tasca e tiveram 11 filhos.
Ela é considerada uma das pioneiras do Município de Arroio Trinta, fazendo parte de duas famílias tradicionais de Bortoli e Tasca.
Sessão da Câmara de Vereadores foi movimentada na noite de ontem.
Dois projetos deram entrada na Sessão de ontem. O primeiro projeto altera denominação da rua Videira, que passara a se chamar Rua Arnaldo Cividini. Este projeto foi baixado as Comissões para estudo.
Em Regime de Urgência deu entrada uma alteração de um parágrafo no projeto que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito com a Caixa Econômica Federal, com a garantia de pagamento através do FPM - Fundo de Participação dos Municípios ou pela União.
O valor contratado será de R$ 1 milhão e 200 Mil reais, que serão investidos na pavimentação de Ruas do Município.
Na oportunidade estiveram presentes na Sessão para mais explicações sobre esse projeto, o Prefeito Claudio Spricigo, o gerente Regional da Superintendência Oeste da Caixa Econômica Carlos Alberto Bonin e o Gerente Geral da Agência de Videira Marcos Leandro Carpes. 
Bonin explicou que o objetivo foi esclarecer aos vereadores de como funciona o produto FINISA e também explicar sobre essa mudança na Lei.
Foi aprovado por unanimidade um requerimento do Vereador Osmar Costa da Silva, que solicita ao Poder Executivo alteração nas atribuições do Médico Veterinário, possibilitando o atendimento aos agricultores a Campo.
Caso não seja possível, o vereador sugere a contratação de novo profissional para desenvolver o trabalho.
Gerente da Área operacional da CASAN de Chapecó participou da sessão da Câmara de Vereadores de Arroio Trinta
Artur Simian Vieira, prestou esclarecimentos sobre a falta de Água ocorrida no dia 16 de setembro no Município.
Ele explicou que foi um problema em uma das bombas que acabou estragando no momento em que ninguém estava operando o sistema. Disse que uma bomba nova foi colocada, mas também acabou dando problema levando o Município a ficar sem agua por um grande período.
Segundo Simian, para evitar esses problemas no futuro, a Casan já está trabalhando para melhorar a captação de água em Arroio Trinta.








Fonte: Rádio Tropical FM