Notícias Gerais

Acadêmicos do curso de direito da Unoesc distribuem sacolas sustentáveis e promovem conscientização

Os alunos Amanda Regalin e Jacson Brugger, da disciplina de direito ambiental da Unoesc Joaçaba, farão a produção e distribuição de Ecobag’s, sacolas reutilizáveis feitas de materiais resistentes, que podem ser utilizadas por muito tempo evitando o consumo de sacolas plásticas.

A ação consiste em incentivar o uso de sacolas reutilizáveis e conscientizar as pessoas sobre malefícios causados ao meio ambiente pelo uso imoderado de sacolas plásticas descartáveis.

A sacola sustentável levará o símbolo da reciclagem na estampa chamando a atenção para o tema defendido pelos alunos.  A atividade de extensão acadêmica é coordenada pelo professor e advogado Ricardo Marcelo de Menezes e tem como objetivo divulgar práticas ambientais sustentáveis.

O estudante Jacson Brugger, explica serão confeccionadas sacolas reutilizáveis com material TNT. As sacolas serão distribuídas em diferentes pontos comerciais aos consumidores da região de Joaçaba, Ipira e Treze Tílias. Jacson informa que em Treze Tílias, as Ecobag’s serão distribuídas a partir desta quinta-feira, dia 17, até sábado, dia 19.

Conforme Jacson, tanto os consumidores, quanto os comerciantes serão alertados sobre a importância da substituição das sacolas plásticas pelas ecobag’s que podem ser utilizadas diversas vezes.

Já a acadêmica Amanda Regalin observa que as sacolas plásticas fazem parte do cotidiano brasileiro e são distribuídas de forma gratuita em praticamente todo local, como mercados, padarias, lojas.

De acordo com dados divulgados pelo Ministério do Meio Ambiente, cerca de 1,5 milhões de sacolinhas plásticas são distribuídas por hora no Brasil. O material demora cerca de 200 anos para se deteriorar no meio ambiente.

Os dados estimularam a ação proposta pelos alunos. Eles comentam que os números são alarmantes e que na visão deles, revelam o consumo excessivo e a necessidade de medidas urgentes pela conscientização coletiva em busca da redução do uso de sacolas plásticas, sobretudo considerando que, na maioria das vezes, as sacolas plásticas são utilizadas apenas uma vez.



Fonte: Rádio Tropical FM