Notícias Gerais

Treze Tílias – Público lota Socap para o Jahreskonzert – o Concerto Anual da Banda dos Tiroleses


Com novo repertório, participação da Banda Dormusik e noite de homenagens, a Banda dos Tiroleses realizou na noite de sábado (28), com a Socap lotada, o tradicional Concerto Anual da banda.

O concerto iniciou com apresentação de cinco músicas da Banda Dormusik. Em seguida, três integrantes da Banda dos Tiroleses foram homenageados por tempo de atuação na banda: Conrado Moser e Astrid Brugger por 25 anos de banda e Raimundo Moser, com 65 anos dedicados a Banda dos Tiroleses. Astrid e Conrado foram agraciados com um quatro, assinado pelo governo do estado do Tirol, Áustria. Já Raimundo Moser recebeu uma medalho de honra ao mérito, também concedida pelo governo do Tirol. Ernesto Geisler também foi homenageado pelo trabalha de manutenção e reparo dos instrumentos musicais da banda.

Raimundo lembra que entrou para a banda aos 13 anos incentivado pelos pais. Aos 78 anos, o músico diz que não pretende parar tão cedo, enquanto tiver saúde, ele assegura que vai continuar tocando na banda.

Após as homenagens iniciou o concerto com oito músicas inéditas para a banda. A apresentação encantou a grande plateia, que ao final pediu o tradicional “zugabe”, isto é, o famoso bis.

Conforme o maestro Markus Astner, este foi último concerto da banda neste ano. Mas, segundo o maestro, a banda ainda fará outras apresentações 2019, como na Tirolerfest e nos Autos de Natal.

De acordo com o presidente da banda, Armindo Ansiliero Júnior, foram vindos 450 ingressos, número recorde para um concerto da banda, lotando as dependências da Socap. A Banda dos Tiroleses é a entidade cultural mais antiga e tradicional de Treze Tílias, formada ainda no navio durante a vinda dos primeiros imigrantes em 1933.

No sábado, dia 28, fez exatamente 86 anos que a banda fez a primeira apresentação no Rio de Janeiro, por ocasião do desembarque dos imigrantes austríacos na época capital Federal.

Fonte: Rádio Tropical FM