Notícias Gerais

TREZE TÍLIAS, A GIGANTE INDUSTRIAL DO MEIO-OESTE...


Para o turista de primeira viagem, ou mesmo para quem não conhece o município de Treze Tílias, no Meio Oeste catarinense, a primeira impressão da cidade é a presença marcante da cultura austríaca nas edificações, nos jardins, nos campanários e na própria caracterista ordeira e festiva de sua população.

Fundada em 13 de outubro de 1933, por imigrantes da região do Tirol - principalmente do Tirol austríaco - Treze Tílias passou em pouco tempo de um município essencialmente agrícola para uma cidade industrial.

Basta o visitante dar uma voltinha pela cidade para se surpreender com o desenvolvimento industrial, comercial e imobiliário de Treze Tílias. O município, com cerca de 7800 habitantes, tornou-se uma referência na região em termos de grandes empresas, com uma característica comum a todas elas: começaram pequenas no município e cresceram rapidamente.

Só para citar as maiores: a história da gigante e internacionalmente conhecida Tirol, se integra com a história do próprio município; a empresa de laticínios assusta pelo tamanho. A renomada fábrica de baterias automotivas Pioneiro, instalada em Treze Tílias, ao que se sabe já equipa carros novos de fábrica com suas potentes baterias, contando também com outra fabrica enorme e moderna de escapamentos automotivos na região de Água Doce. Outra empresa que chama a atenção pelo tamanho é a Polinutri Alimentos, gigante na produção e comercialização de produtos para a nutrição e saúde animal. Não passa desapercebido logo na entrada da cidade a imponente Ordemilk - destaque na produção de equipamentos de alta qualidade no ramo de resfriamento. A Ordemilk, assim como as demais citadas, cresceu rapidamente e construiu recentemente uma nova fábrica em Treze Tílias para atender a demanda, inclusive internacional.

Particularmente eu gosto da moderna fabrica da Bierbaum - uma cervejaria de excelência e que em pouco conquistou uma fatia do concorrido mercado cervejeiro, tendo cervejas produzidas em Treze Tílias entre as mais premiadas no Brasil. Quer mais?

E Treze Tílias tem muito mais! São centenas de empresas menores que impulsionam a economia da região além de um comércio diversificado. Outro setor que só cresce no município é o turismo, milhares de turistas visitam a cidade anualmente desfrutando da gastronomia típica e de sua rede hoteleira de causar inveja em muitas cidades do Brasil. Invejável também é a qualidade do rebanho leiteiro e pecuário de Treze Tílias, demonstrando que o desenvolvimento agropecuário nos diferentes setores da cadeia produtiva acompanha o desenvolvimento industrial, passo a passo.

Esse setor cada vez mais crescente em Treze Tílias motivou a criação da Expotílias - uma das maiores feiras do agronegócio no Brasil, realizada anualmente no município. Alias, enquanto feiras de negócios faliram em outros municípios a de Treze Tílias se torna cada ano maior, impressionando pelo tamanho e pelos resultados.

Quanto a cultura, pouco acrescentar sobre uma cidade que preserva mais a cultura austríaca no Brasil do que austríacos preservam na Áustria. Esse fato é reconhecido inclusive no país Europeu. Muitos austríacos residem e produzem em Treze Tílias e muitos trezetilhenses residem e produzem na Áustria. A união dessa gente com vocação para o trabalho, para o empreendedorismo e com visão de futuro, só podia resultar num município da tempera de Treze Tílias.


Produção: Gilvam 

Fonte: Canal Meio Oeste