Notícias Gerais

Morre o Bispo Emérito de Joaçaba Dom Walmir Valle


A Diocese de Joaçaba, por meio de suas 25 paróquias, e seus familiares, lamenta com pesar o falecimento de Dom Walmir Alberto Valle IMC, Bispo Emérito. Dom Walmir estava internado no Hospital Universitário Santa Teresinha (HUST) desde o dia 27 de julho quando veio a óbito em decorrência de câncer. Seu sepultamento acontecerá neste terça-feira, dia 27.

O velório de Dom Walmir está acontecendo na Catedral Santa Teresinha. Neste período, haverá Celebrações de Missas sendo intercaladas pela Oração do Rosário. Dom Walmir será sepultado na cripta da Catedral Santa Teresinha, local de onde exerceu seu pastoreio por oito anos (2003-2010)
Sobre Dom Walmir:
Walmir Alberto Valle, filho de Marçal Valle e Alzira Busnardo Valle, nasceu no dia 14 de abril de 1938 no município de Nova Trento, em Santa Catarina. Sua Ordenação Presbiteral aconteceu no dia 21 de dezembro de 1963 em Turim na Itália, da Congregação Missionários da Consolante (IMC).   Dom Walmir exerceu seu ministério sacerdotal em  São Manuel (SP), Turim (Itália), Roraima, com os indígenas e em São Paulo. Foi nomeado bispo em 05 de novembro de 1985 para a diocese de Zé Doca no Maranhão e ordenado em 06 de janeiro de 1986, pelas mãos do então papa, hoje, santo, João Paulo II. Em 2003, assumiu a diocese de Joaçaba, SC, onde exerceu seu ministério, até  14 de abril de 2010.
Antes de ser ordenado bispo, dom Walmir foi redator da Revista Missões dos Missionários da Consolata (1974-1978) e Provincial da Região do Brasil dos Missionários da Consolata (1978-1984). Seu lema episcopal é “No serviço a paz”.

O Cronograma de Celebrações, informado pela Cúria Diocesana de Joaçaba será a seguinte:

Dia 26 de agosto (Segunda-feira)
13:00 – Celebração da Santa Missa
19:00 -Celebração da Santa Missa

Dia 27 de Agosto (Terça-feira)
09:00 – Celebração de Despedida

O velório e as celebrações acontecem na Catedral Santa Teresinha do Menino Jesus em Joaçaba localizada na Avenida Santa Teresinha, área central de Joaçaba.


Fonte: Rádio Catarinense