terça-feira, 13 de agosto de 2019

Câmara de Treze Tílias aprova Moção de Apelo para asfaltar rodovia entre Treze Tílias e Salto Veloso


A Moção de Apoio foi aprovada na sessão desta segunda-feira, dia 12. O documento foi subscrito por todos os vereadores e prevê a inclusão da pavimentação da SC-465, trecho Salto Veloso a Treze Tílias pelo Governo de Santa Catarina nos programas de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A moção será encaminhada para os senadores do estado e para o governador Carlos Moisés. A vereadora Dirlei Barbieri Rofener viaja para Brasília nesta terça-feira, e fará a entrega da moção pessoalmente aos senadores catarinenses.

Na sessão desta segunda-feira, também foi aprovado Projeto de Lei Complementar, que altera lei Complementar Municipal que trata da Estrutura Administrativa da Prefeitura de Treze Tílias. Com a aprovação do projeto, fica extinto o cargo de Gerente de Suporte à Educação e fica criado o cargo de Secretário Executivo do gabinete do prefeito.

Ainda na sessão de ontem, deram entrada três projetos de lei. O primeiro dispõe sobre o serviço funerário municipal, o segundo ratifica as alterações realizadas no protocolo de intenções consubstanciado no Contrato de Consórcio Público da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS).

E terceiro altera metas e estratégias da Lei Municipal que aprovou o Plano Municipal de Educação do Município de Treze Tílias. Os três projetos foram baixados para as comissões permanentes para análise e deverão ir à votação na próxima sessão.

O vereador José da Rocha usou a Tribuna Livre e relatou a visita que fez na sexta-feira, dia 09, em uma usina de asfalto na cidade de Pinhalzinho. Segundo Rocha, valeu a pena conhecer o consórcio formado por 16 municípios da região oeste, administradora da usina que produz asfalto para pavimentar ruas e estradas do interior dos municípios daquela região.

O vereador Leocrides Brandalise também acompanhou a visita e disse que é um modelo deve ser copiado, que segundo ele, pode trazer economia para as prefeituras e mais qualidade nas estradas da região. Brandalise disse que pôde constatar que o asfalto produzido pela usina é de alta qualidade e ressaltou que é uma idade para as próximas gestões municipais implantarem na região.

Os vereadores também visitaram uma casa de idosos que serve como referência na região oeste, que funciona com recursos públicos.

A vereadora Dirlei Barbieri Rofner informou que viaja nesta terça-feira, dia 13, para Brasília, onde terá uma audiência com o ministro do turismo, Marcelo Álvaro Antônio. Em pauta a ferrovia do Rio do Peixe, que poderá usada como ciclovia para uso turístico.

A vereadora Soraya Boesing Juchen convidou para dois eventos em Treze Tílias. Na sexta acontece o espetáculo teatral Playback, da Dionisos Teatro, no Centro de Eventos Maria Thaler Moser e no sábado, a sopa da APAE.

Luiz Augusto Perondi Weschendfelder falou da reativação das lombadas eletrônicas nas principais ruas da cidade. Ele sugeriu que para as infrações leves e médias cometidas por motoristas, sejam transformadas em advertências, ao em vez de multas.

Essa é uma condição, segundo o vereador, prevista no Artigo 267 do Código Brasileiro de Trânsito, para motoristas que não sofreram penalidades nos últimos 12 meses no ato da infração.


Fonte: Rádio Tropical FM
Mais Notícias

Previsão do tempo para a região Sul do Brasil